Olimpíadas de Ibero-Americanas de Matemática: Portugal com 1 medalha de ouro e duas de prata

Notícias clube spm

Já são conhecidos os vencedores das 33.ªs Olimpíadas de Ibero-Americanas de Matemática (OIAM). Portugal, Espanha, Argentina e Brasil conquistaram as medalhas de ouro do certame. O aluno melhor qualificado na tabela é espanhol, no entanto, a equipa que somou mais pontos foi a Argentina. Na competição participaram 22 países e 80 alunos.

A decorrerem entre Monte Gordo e La Rábida desde o dia 21 de setembro, as OIAM atribuíram no total sete medalhas de ouro, 19 de prata e 22 de bronze. Pedro Moreira Fernandes (Pombal, 12.º ano) é o responsável pela medalha de ouro portuguesa. Kevin Luiz Ponte Pucci (Chaves, 11.º ano), e Rodrigo Tuna de Andrade (Matosinhos, 11.º ano) conquistaram as medalhas de prata. Ana Sofia Silva Guerreiro (Loulé, 12.º ano), o elemento feminino da equipa, foi distinguido com uma Menção Honrosa, atribuída a quem tenha uma pergunta com a pontuação máxima.

A cerimónia de encerramento decorrerá hoje, 28 de setembro, pelas 19h00 (hora local), no Foro Iberoamericano de La Rábida, onde, além das medalhas, será também entregue a Taça Porto Rico, atribuída à equipa que registou o maior progresso ao longo das últimas três edições.

A decorrer de ambos os lados do Guadiana, a competição é pela primeira vez uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Real Sociedad Matemática Española.

Publicado/editado: 28/09/2018