Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática começam amanhã no Algarve

.

A 33.ª edição das Olimpíadas de Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) arranca amanhã, 21 de setembro, em Monte Gordo, e terminará dia 29, em La Rábida. A decorrer de ambos os lados do Guadiana, a competição é pela primeira vez uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Real Sociedad Matemática Española. Participam no evento 24 países.

O evento conta no seu Comité de Honra com o Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo da Sousa, e Sua Majestade, Rei Dom Felipe VI.

A cerimónia de abertura terá lugar no dia 24 de setembro, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António. Para comemorar a ocasião será lançado um postal inteiro em parceria com os Correios de Portugal com a imagem que representa estas Olimpíadas.

A cerimónia de encerramento decorrerá no dia 28 de setembro em La Rábida, onde além das medalhas, será também entregue a Taça Porto Rico, atribuída à equipa que registar o maior progresso ao longo das últimas três edições.

A equipa portuguesa é composta por Ana Sofia Silva Guerreiro (Loulé, 12.º ano), Kevin Luiz Ponte Pucci (Chaves, 11.º ano), Pedro Moreira Fernandes (Pombal, 12.º ano) e Rodrigo Tuna de Andrade (Matosinhos, 11.º ano).

Portugal já foi anfitrião das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 2007, em Coimbra. Foi neste ano que João Guerreiro conquistou a primeira medalha de ouro portuguesa na competição. Portugal participou pela primeira vez nas OIAM em 1990 e, desde então, já conquistou sete medalhas de ouro, 17 medalhas de prata e 37 de bronze.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estarão abertas a partir da próxima semana em http://www.olimpiadas.spm.pt.

 

Local:

Monte Gordo e La Rábida

 

Datas importantes:

21 de setembro - Chegada das delegações

24 de setembro - 16h00 Cerimónia de abertura no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António (Portugal)

25 e 26 de setembro - Realização das provas durante a manhã

27 de setembro - 11h00 Passeio de barco à Ilha da Culatra

28 de setembro - 19h00 Cerimónia de encerramento no Foro Iberoamericano em La Rábida, em La Rábida (Espanha)

29 de setembro – Partida das delegações

 

Países Participantes:

Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

 

Para mais informações, contactar:

Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt

 

Publicado/editado: 20/09/2018