Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2022 - O 7 é um número de Ouro

Notícias Clube SPM

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, em Caldas da Rainha, foi o palco da Final das quadragésimas Olimpíadas Portuguesas de Matemática. A cerimónia de encerramento da competição decorreu este domingo, 10 de abril, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.

Eduardo Guerreiro / Tiago Mourão / Tiago Marques

O aluno Tiago Marques (12.ºano) do Colégio Internato Claret, em Pedroso, fez história ao conquistar uma das medalhas de ouro. No total, este aluno conquista sete medalhas de ouro consecutivas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática. É o primeiro discente a conseguir uma medalha de ouro em todos os anos de participação na competição (do 6.º ao 12.º ano). Deixa um legado único em todos estes anos de participação. 

Destacamos igualmente, Tiago Mourão (12.º ano) da Escola Secundária de Santa Maria da Feira e Eduardo Guerreiro (12.º ano) da Escola Secundária João de Deus, em Faro, que arrecadaram as outras duas medalhas de ouro da categoria B (10º, 11º e 12º anos). 

Salientamos também que os irmãos Rafael Inácio (11.º ano) e Afonso Inácio (7.º ano), ambos alunos na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, arrecadaram uma medalha de bronze cada um.

Estiveram presentes neste evento Conceição Henrique (Vereadora da Câmara Municipal de Caldas da Rainha), Hélder Pais (Direção Geral de Educação), Ana Noronha (Ciência Viva), Jorge Milhazes de Freita (Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática), João Silva (Diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença), a equipa de correção de provas e as várias dezenas de alunos participantes. Osvaldo Mendes, do Novo Banco, também esteve presente para entregar as medalhas aos premiados. 

Informamos que as Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar na Noruega, em julho, as Olimpíadas da CPLP serão em Moçambique, em setembro, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão na Colômbia em data a anunciar.

A organização das Olimpíadas Portuguesas de Matemática esteve a cargo da Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contou com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco, da Texas Instruments e da Happy Code. 

Veja aqui mais fotos deste grande evento nacional de matemática.

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 12/04/2022