I Conferência Nacional de Divulgação de Matemática e Futebol na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos

Notícias Clube SPM

“Futebol e Arbitragem: Matemática Solução!”

Local da ação: Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua – Matosinhos

Dia 20 de novembro de 2018 – Início da Aula: 10:30 h às 12h (90 minutos)

Da esquerda para a direita: Vitor Oliveira; Rui Licinio; Carlos Marinho e Artur Soares Dias

O futebol é um desporto que move paixões. Estão estimadas em todo o mundo que 265 milhões de pessoas praticam futebol, 4% da população mundial. A arbitragem faz parte desse universo. Cerca de 5 milhões serão árbitros e dirigentes.

Noventa minutos é o tempo de um jogo de futebol e de uma aula de matemática. Esta ação matemática, desportiva, pedagógica e didática teve a mesma duração sem intervalo. O que é a matemática tem a ver com futebol e a arbitragem?

Carlos Marinho, Professor de Matemática e Coordenador do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática explicou aos alunos do 3º ano do curso profissional de técnico de apoio à gestão desportiva sob coordenação do Professor José Esteves do Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua em Matosinhos e aos seus convidados que a matemática está presente em todos os momentos do jogo. Usando as 4 operações básicas do cálculo, a geometria básica e análise estatística aclarou alguns problemas (incógnitas) que os árbitros e jogadores se debatem durante o jogo de futebol. O VAR, o fora de jogo, o lançamento lateral, o pontapé de canto, o golo, a moeda ao ar e acima de tudo saiu em defesa dos árbitros ao provar que das três equipas, aquela que erra menos é claramente a da arbitragem, com uma fiabilidade de mais de 95%. Estes foram os lances estudados ao pormenor.

Referiu ainda que nos jogos em direto as televisões devem privilegiar o plano (parte do plano, definida por área retângular de 3x68 metros, por exemplo) em vez da irregular linha. O futebol é um jogo a 3 dimensões e, só o plano nos pode dar uma imagem correta de cada lance. Explicou com exemplos e ferramentas próprias quando uma bola está toda dentro da baliza ou bem colocada no quarto de círculo ou mesmo sai da linha lateral/fundo. Tudo claro apoiado na melhor ciência do planeta. Garantiu que das 3 equipas aquela que erra menos é a da arbitragem. Disse ainda que a lei do fora de jogo conforme está legislada não favorece o trabalho da equipa da arbitragem por ser uma lei que não é comutativa. 

Artur Soares Dias, árbitro internacional e o melhor árbitro português da atualidade sempre bem disposto e simpático, referiu que era um prazer estar presente nesta ação do seu amigo professor Carlos Marinho. Habitualmente não aceita este tipo de convites, mas que era ação era especial. Gosta muito de ser árbitro por causa do seu pai Soares Dias, que também foi árbitro. Quando ia aos seus jogos via as pessoas a tomar posições contra as decisões do seu pai e aquilo fazia-lhe confusão. Por isso, decidiu que gostava de ser árbitro e tentar errar o menos possível para se tornar um bom árbitro. Refere que é orgulho apitar no estrangeiro “é como se eu estivesse a representar o nosso país. É um orgulho muito grande.” Reiterou que a comunicação é essencial entre a equipa de arbitragem. 

Rui Licínio, árbitro assistente internacional e o melhor nos últimos 2 anos em Portugal por seu lado, muito sereno e empático com a plateia referiu que quando toma a decisão raramente hesita. Quando decide pensa que está a tomar a resolução mais acertada. O futebol joga-se a uma velocidade elevada, por vezes existem lances muito difíceis de ajuizar. Desde a bola fora ou outro lance qualquer, quando toma a decisão, decide segundo as leis matemáticas, mesmo que o público reclame, porque sabe que a televisão a seguir vai-lhe dar razão. Deixou aos presentes uma curiosidade extraordinária quando disse que quando a equipa de arbitragem comunica, existem palavras parónimas que não se podem dizer… e deu o exemplo, das palavras “não” e “mão”. Comentou uma imagem apresentada por Carlos Marinho dum jogo brasileiro onde o árbitro assistente desenhou literalmente um arco de circunferência em pleno relvado. Disse que em Portugal não temos uma cultura desportiva para que o árbitro assistente possa realizar esse movimento, acrescentado que para além disso só o árbitro principal tem o spray. 

Ser o melhor dos melhores não é nada fácil para qualquer atividade, é preciso muito trabalho e dedicação a uma causa e um trabalho que se ama de verdade. Neste caso a arbitragem. Artur Soares Dias e Rui Lícinio são os melhores na sua área, na arbitragem. Obrigado a ambos pela presença e por tudo o que ofereçeram à ação e a todos na sala, incluindo os alunos.

Vitor Oliveira, é atualmente treinador do Paços de Ferreira e um dos mais respeitados do futebol nacional disse que o clube que mais gosta é o Leixões S. C. Foi jogador e treinou a equipa fazendo com subisse de divisão há uns anos atrás, algo que não acontecia há muito tempo. Defendeu que arbitrar é uma atividade extraordinariamente complexa e difícil. Obrigado pela presença.

No futebol 4x3x3 é uma tática. Para o matemático 4x3x3 são 36. Um número quase perfeito ou melhor é um quadrado perfeito. Nesta ação a matemática Carlos Marinho deu tática e explicou pormenores do jogo como nunca se viu. Defendeu que existem muitas dúvidas no futebol e na arbitragem parafraseando Júlio Pomar "as minhas dúvidas são o meu material mais precioso." 

Publicado/editado: 21/11/2018