Palestra sobre Matemática & Futebol no Externato Ribadouro, no Porto

Notícias Clube SPM

Da esquerda para a direita: António Pedro (Coordenador Pedagógico e Professor de Matemática); Luzia Gomes (Professora de Matemática e responsável pelo convite); Rui Licínio (Árbitro Assistente Internacional); Carlos Marinho (Coordenador do Clube SPM); Carla Noronha (Diretora Pedagógica do Externato Ribadouro); Carolina Rocha ( Campeã Olímpica de Futsal) e Andreia Gonçalves (Professora de Matemática).

Carlos Marinho, professor de matemática e coordenador do clube spm esteve no Externato Ribadouro a falar de matemática, futebol e arbitragem. Rui Licínio, Árbitro Assistente Internacional (FIFA) e o melhor árbitro assistente nos 2 útimos anos em Portugal e a jovem Carolina Rocha – Jogadora de Futsal e campeã Olímpica da Juventude na Argentina em 2018 foram os seus convidados para estar presentes neste encontro para comentar os "lances" capitais deste encontro. Igualmente foram respondidas perguntas sobre arbitragem e futsal. Rui Lícinio respondeu a diversas perguntas: Como se consegue atingir o o topo da arbitragem? Como são as viagens dos jogos internacionais? É mais fácil apitar jogos em Portugal ou a nível internacional? Por seu lado, Carolina Rocha respondeu: Porque razão gosta de jogar futsal? Desde que idade? Como foi ser campeã olímpica na Argentina? Como as pessoas em geral reagem a uma jovem jogar futsal?

A convite da diretora do colégio Drª Carla Noronha e da professora de matemática Luzia Gomes, esta palestra foi desenvolvida para 4 turmas de 7º e 8º anos de escolaridade. Uma plateia com mais 100 alunos sempre muito atentos e bem comportados, contou também com a presença igualmente de professores de matemática e de educação física. Ao longo da palestra, os alunos mostraram-se muito interessados, colaborando nos diversos conteúdos desenvolvidos. As propostas colocadas, foram sendo resolvidas pelos alunos com grande determinação.

A matemática está initimamente ligada a todas as nossas acções do dia-a-dia. O futebol e na arbitragem não fogem á regra. A forma como o desporto rei foi desenhado tem nas suas regras a base matemática. Até a nova ferramenta, o VAR, foi explicado como sendo um instrumento fantástico mas é uma ferramenta incompleta. Tem problemas uma vez que não foi respeitada totalmente a matemática na sua introdução no futebol. 

Numa sala cheia de alunos e professores, não faltaram no final da sessão perguntas importantes e pertinentes a Carlos Marinho, Rui Licínio e a Carolina Rocha.

Parabéns a todos. Foi uma tarde fantática! Aqui ficam algumas fotos do evento. Um agradecimento especial para a professora de matemática Luzia Gomes pela organização e pelo convite.

Publicado/editado: 01/06/2019