Palestra Matemática Tem Magia no Agrupamento de Escolas da Gândara-Mar, na Tocha

Notícias Clube SPM

A Magia regressou à escola. Claro que estamos a falar da magia matemática. Numa iniciativa conjunta, da SPDMov e do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (Clube SPM), cumprindo os planos anuais de atividades de ambos, realizou-se mais uma palestra com o professor Carlos Marinho (SPDMov) denominada de “Matemática Tem Magia!” para uma plateia de cerca de 150 alunos do 2º ciclo (5º A; 5º B; 6º A; 6º B e 6º C) e professores, no Agrupamento de Escolas de Gândara-Mar, na Tocha, uma escola muito simpática para os lados da Figueira da Foz. O convite surgiu por parte do diretor do agrupamento, professor João Gomes. A equipa responsável pela atividade interna: João Gomes (diretor do Agrupamento), Ana Duarte (Diretora Adjunta), Dália Pereira (Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais), Conceição Simões, e João Seixas. Estiveram nas sessões as professorass de português Adelaide Romão, Regina Teixeira e Ana Melo que acompanharam os alunos.

Carlos Marinho realizou duas sessões, das 9h30 às 10h30 e das 10h45 às 11h45 para os alunos de 2.º ciclo. Realizou para esta extensa plateia inúmeros truques e ilusões usando exclusivamente a aplicação da matemática e dos seus conteúdos, alcançando o objetivo principal: implementar nesta público jovem o gosto e a paixão pela matemática, mas de uma forma divertida e lúdica. Nas duas sessões diversos alunos estiveram na frente do auditório para interagirem com o palestrante na ajuda dos truques. Inclusive no final das sessões, o professor Carlos Marinho foi posto à prova com truques feitos pelos alunos. Foi contagiante.

É possível aprender matemática de uma forma divertida? A resposta é positiva, que o digam os alunos, que tiveram uma manhã diferente. 

Resta dizer, que os alunos tiveram um comportamento excelente, colaborando com o palestrante sempre que eram solicitados de uma forma exemplar.

Parabéns à escola, ao grupo disciplinar e, claro ao diretor do agrupamento, que fez o convite.

Fica a certeza de que em setembro as palestras mágicas vão continuar nas escolas do nosso país.

Registaram-se alguns momentos deste evento:

Prof. João Gomes (Diretor do Agrupamento) e o Prof. Carlos Marinho

Fotos de Ana Duarte

Publicado/editado: 10/07/2021