Palestra “Penalty, Fora de Jogo, Livre Direto: (Re)Soluções Matemáticas!” no Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Notícias Clube SPM

 
Palestra “Penalty, Fora de Jogo, Livre Direto: (Re)Soluções Matemáticas!”
 
Local da ação: Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora – Matosinhos
Dia 8 de fevereiro de 2019 – 10:30 horas
 
A escola é o local privilegiado para se ensinar e aprender. O que vamos poder aprender nesta ação? Que o futebol é pura geometria. 90 minutos é o tempo de um jogo de futebol e de uma aula de matemática. Esta ação matemática, desportiva, pedagógica, didática e positiva terá a mesma duração sem intervalo. 
 
O Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora – Matosinhos está de parabéns. Este é o “Dia do Agrupamento”. Neste dia de festa vai abrir as portas à comunidade e convidou Carlos Marinho, Professor de Matemática e Coordenador do Clube de Matemática da SPM para explicar a todos os presentes que a matemática está por trás do jogo de futebol. Vamos ter (Re)Soluções (Resoluções e Soluções) matemáticas que explicam o futebol.
 
Esta aula terá a participação especial de:
Carlos Brito – Treinador de Futebol;
Rui Licínio - Árbitro Assistente Internacional;
Vítor Pinto – Jornalista Desportivo
Carolina Rocha – Jogadora de Futsal e campeã Olímpica da Juventude
Daniel Guedes - Mágico
 
que com a sua presença vão ajudar a entender a importância do futebol. 
 
Tática para este jogo/ação (Lances):
 
- Qual é o melhor lugar geométrico na baliza de futebol para um jogador ter uma maior probabilidade de ter sucesso quando bate o penalty? Lado esquerdo? Direito? Ou para o meio? 
 
- O VAR veio ajudar o futebol e o trabalho dos árbitros. Um dos exemplos é o fora de jogo. Mas os problemas vão continuar! Porquê? Porque um segmento de reta não é um plano. A matemática explica! 
 
- Um livre direto marcado por cima da barreira só está ao alcance dos melhores. CR7 bate a bola a 33,3 metros por segundo. É a velocidade máxima permitida (que andamos com um carro) na autoestrada (120 quilómetros por hora). Uma parábola perfeita com concavidade voltada para baixo atinge a altura máxima num ponto. Vamos fazer contas. Podemos dizer-lhe que no vácuo a bola tem de sair com um ângulo entre 13,1º e 13,5º, senão… a bola não irá para a baliza.
 
- Até a 3ª Lei de Newton vai entrar ao barulho, ou melhor na pressão. Porque razão uma nova geração de treinadores afirma que não abdicam do seu modelo de jogo. Quando a bola sai do guarda-redes é colocada no lugar geométrico mais perigoso da defesa, na zona da grande lua, está em causa a Lei da ação reação de Newton. Trivial… erro! E atenção, muito jogadores de futebol, desafiam uma das leis de Newton. Sabe qual é?
 
- As grandes penalidades decidem os jogos e os campeões. Sorte? Competência? Muitos referem que é injusto. Normalmente a equipa que perde. Mas o modelo atual é mesmo injusto e prejudica a equipa que marca em segundo lugar e beneficia quem marca primeiro. 
 
- Muito mais com magia à mistura. 
 
Final do jogo/ação:
 
Está dada a tática: 4x4x2! Na matemática 4x4x2 são 32. A matemática dá a tática e explica pormenores e a beleza do jogo como nunca o viu. 
 
Local da ação: Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora – Matosinhos
Travessa José Frederico Laranjo – Matosinhos
Publicado/editado: 07/02/2019