Palestra sobre matemática, futebol e arbitragem no Externato Ribadouro, no Porto

Notícias Clube SPM

 

Local da ação: Externato Ribadouro, Porto
Dia 29 de Maio de 2019 – 14:20 horas

O professor de matemática e coordenador do clube spm Carlos Marinho foi convidado pelo Externato Ribadouro, pela professora de matemática e autora de manuais escolares Luzia Gomes para realizar uma aula/palestra sobre matemática, futebol e arbitragem. O futebol é belo, é pura geometria, uma das razões da sua beleza tem a ver com a matemática que o envolve. Esta ação matemática, desportiva, pedagógica, didática e positiva realiza-se no Externato Ribadouro, no pólo do Bonjardim, para um auditório de mais de 100 alunos do 7º e 8º anos que decorrerá no dia 29 de maio, quarta-feira, pelas 14h20.

Esta aula terá a participação especial de dois convidados especiais:

Rui Licínio - Árbitro Assistente Internacional (Árbitro FIFA) e o melhor árbitro assistente nos 2 útimos anos em Portugal.

Carolina Rocha – Jogadora de Futsal e campeã Olímpica da Juventude na Argentina em 2018.

Carlos Marinho e os seus dois convidados darão outra visão inovadora para se poder ler e entender melhor as regras de futebol. Bola fora, golo, penalty, o campo de futebol, o VAR como ferramenta incompleta, toda a geometria que envolve o jogo que todos gostam vão ser "jogadas" nesta ação.

Com Rui Licínio, iremos também perceber como é que se consegue atingir o topo da arbitragem, o trabalho envolvido, os sacrificios, os problemas, o estudo, a glória, os bons e menos bons momentos, a arbitragem e o futebol. Por outro lado, com a jovem Carolina iremos perceber como se iniciou no futsal, que caminho quer seguir, os sonhos, os treinos, os jogos e a alegria de ter sido campeã olímpica da juventude.

Nesta "aula" os presentes vão perceber que o êxito se conquista com muito trabalho e, claro com a matemática a ajudar. Como dizia o matemático francês Jean-Pierre Serre “quanto ao lugar da matemática em relação a outras ciências, a matemática pode ser vista como um grande armazém cheio de prateleiras. Os matemáticos colocam as coisas nas prateleiras e garantem que elas são verdadeiras. Eles também explicam como usá-las e como reconstruí-las. As outras ciências chegam e usam-nas em proveito próprio, os matemáticos não estão preocupados com o que elas fazem com o que tiraram.”

Publicado/editado: 20/05/2019