Parecer da SPM sobre os resultados portugueses do TIMSS 2019 em matemática e ciências

Notícias Clube SPM

O Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) é um estudo internacional que compara e mede as tendências de desempenho em matemática e ciências no 4.º e 8.º anos de escolaridade a cada 4 anos. 

O TIMSS é desenvolvido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) com a colaboração de centenas de pessoas em todo o mundo, especialmente dos alunos, pais, professores e diretores de escolas que contribuem com o seu tempo e esforço. 

Este relatório fornece informações essenciais, ajuda a refletir sobre a aprendizagem dos alunos nas escolas dos países participantes.

“O TIMSS 2019 será a 7.ª edição deste estudo de avaliação que, desde 1995, é realizado de quatro em quatro anos com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem. A IEA destaca a relevância que essa informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências.” 

Em 2019, um total de 64 sistemas de ensino participaram do TIMSS no 4.º ano de escolaridade, enquanto 46 sistemas participaram no 8.º ano de escolaridade. 

Os resultados do TIMSS 2019 saíram esta semana. Pode ver aqui ou visualizar os vídeos seguintes:

A Sociedade Portuguesa de Matemática emitiu o seu parecer acerca dos resultados obtidos por Portugal. Leia aqui

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 12/12/2020