Paul Lévy, um matemático que nasceu a 15 de setembro de 1886 numa família de matemáticos

Símbolos & Figuras

O matemático Paul Pierre Lévy nasceu em França (Paris) em 15 de setembro de 1886. Paul cresceu numa família de matemáticos. Primeiro o seu avô, um distinto professor de matemática. Posteriormente, o seu pai, Lucien Lévy, tornou-se, igualmente, um prestigiado professor da École Polytechnique, sendo responsável por escrever inúmeros artigos sobre geometria. Vem daqui a paixão de Lévy pela alma mater das ciências.

Desde muito novo, Paul tinha um gosto especial pela matemática, participando em concursos no Lycée Saint Louis, em Paris, alcançando um sucesso extraordinário na obtenção de prémios não só em matemática, mas igualmente em grego, química e física. Foi o primeiro colocado nas listas de ingresso da École Normale Supérieur e o segundo escolhido para a École Polytechnique (fundada em 1794, durante a revolução francesa). Escolheu estudar na segunda escola.  

Depois de se licenciar como melhor aluno, Lévy tornou-se professor da École des Mines de Paris, em 1913. Mais tarde, foi professor de Análise na École Polytechnique em 1920, onde permaneceu até se reformar em 1959. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, Lévy serviu na artilharia. Devido ao seu exímio raciocínio e pensamento matemático, os seus líderes militares estimularam-no a  usar as suas habilidades matemáticas para resolver problemas relativos à defesa dos ataques aéreos do inimigo.   

Mais tarde, em 1963 Paul Lévy foi eleito membro honorário da Sociedade Matemática de Londres. No ano seguinte, foi eleito para a Académie des Sciences.   

Paul Lévy foi um distinto matemático do século XX, morreu a 15 de dezembro de 1971, três meses após completar uns longos e "matemáticos" 85 anos. 


Frases de outros matemáticos sobre Paul Lévy:  

"Naquele tempo não havia nenhuma teoria matemática sobre probabilidades - apenas uma pequena colecção de ínfimos problemas computacionais. Agora é um ramo de pleno direito da matemática, utilizando técnicas de todos os ramos da análise moderna fazendo a sua própria contribuição de ideias, problemas, resultados e máquinas úteis para ser aplicado em outros lugares. Se houve uma pessoa que influenciou o estabelecimento e crescimento da teoria das probabilidades, mais do que qualquer outra, essa pessoa foi Paul Lévy."  

S. J. Taylor* escreve sobre Lévy:  
* P. Lévy, Bull. London Math. Soc. 7 (3)(1975), 300-320


"Paul Lévy foi um pintor do mundo probabilístico. Como os grandes génios da pintura, com a sua paleta deu-nos quadros que mudaram em definitivo a nossa visão da realidade."  
...  
"Ele era um homem muito modesto, acreditando plenamente no poder do pensamento racional. (…) Sempre que passo pelos jardins do Luxemburgo, relembro os nossos passeios, sentados ao sol num dos bancos do jardim. Eu ainda consigo ouvi-lo falar cuidadosamente sobre os seus pensamentos. Eu conheci um grande homem."

Michel Loève* () dá uma descrição muito colorida das contribuições de Paul Lévy:   
* P. Lévy, 1886-1971, Ann. Probability 1 (1) (1971), 1-18

Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 15/09/2018