Portugal venceu duas medalhas de prata e duas de bronze nas Olimpíadas de Matemática da CPLP

Notícias Clube SPM

A 9.ª edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP (OMCPLP) terminou ontem em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, com a equipa portuguesa a conquistar duas medalhas de prata e duas de bronze. Leonardo Tavares (Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre, Lisboa, 10.º ano) e Pedro Antunes (Colégio Bartolomeu Dias, Santa Iria da Azóia, 11.º ano) são os responsáveis pelas medalhas de prata, Tiago Mourão (Escola secundária de Santa Maria da Feira, 10.º ano) e Eduardo Guerreiro (Escola Secundária João de Deus, Faro, 10.º ano) conquistaram as duas medalhas de bronze.

A delegação portuguesa é composta por seis elementos: quatro alunos, o professor Daniel Pinto e pelo tutor da equipa João Santos.

A cerimónia de encerramento das OMCPLP teve lugar dia 7 de novembro, no Country Clube de Nova Friburgo. O evento contou com a presença do Cônsul de Cabo Verde. As provas da competição foram realizadas nos dias 5 e 6 de novembro de manhã.

Este ano as Olimpíadas da CPLP deveriam ter decorrido em Moçambique, mas devido aos graves desastres causados pela passagem do ciclone Idai não foi possível.
 
As Olimpíadas da CPLP têm como propósito unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área. Nesta edição participaram Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

A participação de Portugal nas OMCPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

A equipa olímpica chegou dia 9 de novembro, às 06h25, ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vinda de um voo de São Paulo. 

Parabéns!

Publicado/editado: 11/11/2019