Prata e Bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática da equipa portuguesa

Notícias Clube SPM

A delegação portuguesa conquistou uma medalha de prata, uma de bronze e quatro menções honrosas na edição 60 das Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM) que estão a decorrer em Bath, no Reino Unido, desde o dia 14 de julho. Esta é a maior competição matemática internacional: conta com a participação de 112 países e mais de 600 alunos.  

Kevin Pucci, aluno do 12º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves, e David Nassauer, aluno do 12.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, são os alunos que arrecadaram as medalhas. Pedro Costa Dias (12º ano, Escola Alemã, em Lisboa), Tiago Marques (9.º ano, Colégio Internato Claret, em Pedroso), Rui Wang (11.º ano, Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro) e João Rocha (11.º ano, Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa) conquistaram as menções honrosas.

Da comitiva fazem ainda parte Joana Teles da Sociedade Portuguesa de Matemática/Universidade de Coimbra e Rodrigo Matias da Universidade de Coimbra. A cerimónia de encerramento do evento acontece hoje, dia 21 de julho, e a equipa portuguesa chega a Lisboa na próxima segunda-feira, 22 de julho, pelas 21h25, num voo que vem de Londres.

Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), cinco de prata, 32 de bronze e 37 menções honrosas.

O ciclo das competições internacionais em 2019 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar no México, em setembro.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Publicado/editado: 21/07/2019