Projeto pioneiro a nível da Educação Pré-Escolar que liga a matemática ao património.

Notícias Clube SPM

 
Projeto pioneiro a nível da Educação Pré-Escolar que liga a matemática ao património.
 
O QUE É O PRÉMAT?
É um projeto que pretende interligar a Matemática e o Património Histórico, Cultural e Natural do município, com a criação de várias ferramentas de aplicação lúdica para a Educação Pré-Escolar.
 
A QUEM SE DESTINA?
Aos municípios que queiram aderir a um projeto único todo desenhado com caraterísticas patrimoniais do seu concelho. 
 
QUAIS OS MUNICÍPIOS PIONEIROS?
Município de Penafiel e Município de Lousada.
 
LINHAS ORIENTADORAS
O projeto foi concebido segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016).
“Os conceitos matemáticos adquiridos nos primeiros anos vão influenciar positivamente as aprendizagens posteriores sendo nestas idades que a educação matemática pode ter o seu maior impacto.” (OCEPE, 2016, p. 77).
 
ESSÊNCIA
É um conjunto de propostas didáticas adaptáveis que podem ser utilizadas tanto em conformidade com as sugestões descritas no Kit, quanto para se adequarem ao contexto e ao grupo.
 
COMPOSIÇÃO DO KIT PRÉMAT:
Atividades, Jogo da contagem, Jogo matemático, Histórias e desafios matemáticos e Dominó.
 
PERSONAGENS E HISTÓRIAS
Todo o projeto é desenhado e criado com a conceção de diversas personagens que representam os elementos mais marcantes do município e as suas histórias.
 
OBJETIVOS GERAIS A ATINGIR
É um projeto que pretende proporcionar às crianças ambientes de aprendizagem onde se desenvolvam as seguintes competências:
Ter iniciativa;
Fazer descobertas;
Resolver problemas;
Persistir nas tarefas;
Aguçar a curiosidade;
Expressar opiniões;
Colaborar com os outros;
Estimular o gosto por pensar.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Matemáticos
Desenvolver competências matemáticas com incidência no raciocínio lógico, ligados aos seguintes temas:
Números e Operações;
Organização e Tratamento de Dados;
Geometria e Medida;
Interesse e Curiosidade pela Matemática.
“O envolvimento das crianças em situações matemáticas contribui não só para a sua aprendizagem, como também para desenvolver o seu interesse e curiosidade pela matemática.” (OCEPE, 2016, pg. 77)
Patrimoniais
“Conhecer e valorizar manifestações do património natural e cultural, reconhecendo a necessidade da sua preservação.” (OCEPE, 2016, p. 44)
Consciencializar o público infantil para o valioso legado patrimonial;
Promover a preservação do património existente;
Incentivar a utilização do património para a criação de riqueza pessoal e coletiva
Publicado/editado: 28/02/2019