Puzzles de Martin Gardner

Clube de Matemática SPM

Alguns Puzzles de Martin Gardner:

1 - O retângulo considerado está dividido em 3 quadrados.

Use apenas geometria elementar (nem mesmo trigonometria) para provar que amplitude do ângulo C é igual à soma das amplitudes dos ângulos A e B.

2 - Faça um corte na figura de modo a dividir a figura em 2 partes idênticas.

3 - Dez meias vermelhas e dez meias azuis estão todas misturadas numa gaveta. As 20 meias são exatamente iguais, exceto pela cor. O quarto está totalmente escuro e queremos duas meias iguais. Qual é o menor número de meias que devemos tirar da gaveta para ter a certeza de que temos um par que combina?

4 - Uma destas espirais é formada por um único pedaço de corda que tem as suas pontas unidas. A outra espiral é formada por dois pedaços separados de corda, cada um com as pontas unidas. Consegue dizer qual é qual usando apenas os seus olhos? Não vale traçar as linhas com um lápis.

5 - Com um corte reto, podemos fatiar uma torta em duas partes. Um segundo corte que cruza o primeiro produzirá quatro peças, e um terceiro corte pode produzir até sete peças. Qual é o maior número de peças que podemos obter com seis cortes retos?

6 - Considere a circunferência de centro O. As medidas estão em cm. Qual é a medida do comprimento do segmento AB? (Adaptado)

7 - Dois parafusos idênticos são colocados juntos de modo que as suas ranhuras helicoidais se encaixem como mostra a figura abaixo. 

 

Se mover os parafusos um em torno do outro como faria com os polegares, segurando cada parafuso firmemente pela cabeça para que não rode e girando-os na direção aplicada na figura, as cabeças:

(A) movem-se para dentro,
(B) movem-se para fora, ou
(C) permanecem à mesma distância uma da outra?

 

Pode rever aqui o artigo de Hélder Pinto - Uma Mentira de Martin Gardner

Retirado de: https://www.theguardian.com/science/alexs-adventures-in-numberland/2014/oct/21/martin-gardner-mathematical-puzzles-birthday e do Livro de Martin Gardner: Entertaining Mathematical Puzzles

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 21/10/2020