Recta Editorial por Carlos Marinho - Maio tem fórmulas de... Moivre

Recta Editorial

O mês de maio vai ser um mês de muito trabalho no que diz respeito à matemática e à ciência. 

Fifó, jogadora de futsal da Selecção Nacional e do S. L. Benfica é a entrevistada do clube spm de maio de 2019. Este é o "lançamento" de uma entrevista sem “faltas” de interesse, com “fintas” entre a infância, a escola e as aulas de matemática, com “passes” assertivos pela Seleção Nacional e o S. L. Benfica e alguns “remates” certeiros entre o futebol e a matemática. Pode ler o “resultado” da entrevista.

Muitos matemáticos nasceram em maio: André Weil (dia 6); José Anastácio da Cunha (dia 11); John Charles Fields (dia 14); Daniel Augusto da Silva (dia 16); De Moivre (dia 26); Joahann Bernoulli (dia 28) e António Aniceto Monteiro (dia 31).

A medalha Fields foi uma iniciativa de Charles Fields, matemático nascido no Canadá. Fields nasceu a 14 de maio de 1863 em Toronto. A ele se deve os prémios entregues aos melhores matemáticos. Vamos saber mais sobre esta medalha em maio.

Teremos as habituais rubricas mensais: eixos de opinião; problemas & soluções, com novos problemas matemáticos elaborados pelo José Veiga de Faria; quiz matemático; biografias entre outras noticias afins.

Maio será um mês "trabalhador" logo no primeiro dia.

Publicado/editado: 01/05/2019