Se e Só Se por José Carlos Pereira - Está a Chegar o Dia

Eixos de Opinião de Junho de 2019

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática.(Ler +).


Título: Está a Chegar o Dia

Está a chegar o dia. O nervosismo aumenta e o tempo para rever toda a matéria passível de ser avaliada na prova parece curto. Certamente que haverá quem diga que é o dia mais importante da vida de um aluno e que esse dia definirá tudo, colocando sobre a prova uma pressão extra. Compreendo esta afirmação num contexto de acesso ao Ensino Superior onde a classificação pode ter um papel crucial para ingressar num determinado curso. Nesse sentido, claro que é um dia importante. São estes pequenos momentos de avaliação que ajudam a traçar um caminho, mas não precisamos de exagerar. Sim, é uma etapa que têm de ultrapassar, mas não, não os definirá enquanto pessoas nem definirá taxativamente o seu futuro. Muitas vezes parece que os três anos de Secundário se resumem a três horas de exame! Não, não se resumem, esses três anos são muito mais importantes do que as três horas de exame.
 
No início da minha carreira focava-me demasiado no que saia no exame. A minha prática era moldada por isso. Com o passar dos anos e com a experiência que fui acumulando, o meu foco foi-se alterando. Hoje está na Matemática - um aluno com conhecimentos sólidos de Matemática, terá melhores hipóteses de ter sucesso no exame - é com esse aspecto que me preocupo: transmitir-lhes sólidos conhecimentos de Matemática. Obviamente que não descuro uma boa preparação para o exame, é um momento importante e que não deve ser negligenciado. Faço tudo o que posso, mas tento não pressionar! 

Para quem vai realizar exames, deixo alguns conselhos que, na minha perspectiva, podem ser úteis. 

Na noite antes do exame deitem-se cedo, um bom descanso é essencial para um bom desempenho. Se o exame for de manhã, levantam-se com tempo, tomem um bom pequeno-almoço num ambiente tranquilo. É essencial estarem bem alimentados e calmos. Se o exame for de tarde, almocem bem, mas não façam um almoço pesado para não correrem o risco de se sentirem indispostos no decorrer da prova.

Caso necessitem, reservem a tarde do dia anterior ao exame ou a manhã do exame para rever os últimos pormenores. Contudo, não se esqueçam que não devem deixar o estudo árduo para os dias anteriores. Esses dias devem ser, essencialmente, para revisão. Um passeio no dia anterior ou na manhã do exame é sempre uma boa opção. Recomendo vivamente!

Não façam períodos de estudo muito longos. Vão intercalando com alguns tempos de descanso. Não faz mal nenhum ver um filme ou uma qualquer série entre dois períodos de estudo. Adaptem o estudo ao vosso ritmo.  

Durante a realização da prova, controlem bem o tempo, olhem para o exame como um todo e não como um conjunto de perguntas isoladas. Devem ler primeiro tudo com atenção para identificarem os pontos em que terão mais dificuldade e aqueles em que terão menos, sendo estes os que deverão abordar primeiro. No caso de não estarem a conseguir responder uma pergunta, passem à frente. Ao insistirem estão a perder tempo e estão a enervar-se. Mais tarde voltem a essa(s) questão(ões). Dessa forma não correrão o risco de não responder a questões que à partida sabiam fazer.

No caso de a prova ter versões, assinalem essa versão na folha de prova. A falta dessa indicação implicará a anulação dos itens que não forem comuns às duas versões. Tenham também atenção nas questões de escolha múltipla. Muitas vezes resolvem correctamente a pergunta na folha de rascunho e depois passam a opção errada. Cuidado. 

É aconselhável levarem, além da caneta de cor preta ou azul, uma caneta extra e, se o exame assim o justificar, um compasso, um lápis e uma régua. Não se esqueçam do Cartão de Cidadão e levem um relógio para controlarem o tempo. No caso de o exame que forem realizar permitir o uso de uma calculadora, verifiquem o estado da que vão usar. Se for de pilhas, levem um conjunto extra de pilhas. Se for de bateria, carreguem-na na noite anterior. Confirmem que está tudo operacional.

Desliguem todos os alarmes do vosso telemóvel. Mesmo estando desligado, o alarme do despertador pode estar ligado e começar a tocar durante o exame. Não sei se isso implica a anulação da prova do dono do telemóvel, mas mais vale prevenir! 

Reforçando o que escrevi no início, nunca se esqueçam que um exame é só uma passagem na vossa vida, é só mais um desafio que, com toda a certeza, irão ultrapassar. Pela vossa vida terão muitos outros desafios, alguns serão muito mais decisivos. Não o encarem como se a vossa vida dependesse dele. Quando se sentarem para fazer o exame, respirem fundo e interiorizem que se prepararam para aquele momento e que têm todas as ferramentas necessárias para dar o vosso melhor. Concentrem-se, leiam cada pergunta muito bem, tenham atenção a todos os pormenores. Não compliquem a resposta, em muitos casos uma resposta correcta não necessita de muitas “voltas”. 

Para finalizar, deixo para leitura alguns artigos que escrevi sobre o Exame Nacional de Matemática A, um no ano passado, mas que se mantém actual, e três já neste ano lectivo. Pode lê-los aqui, aqui, aqui e aqui.  

Boa sorte para todos. Vai correr bem!

Deixe o seu o comentário sobre este artigo na página do Facebook do Clube SPM

Publicado/editado: 03/06/2019