Se e Só Se por José Carlos Pereira - Matemática na Marcenaria

Eixos de Opinião de Abril de 2022

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática e Autor do Canal no Youtube – MathSuccess Fátima (Ler +)


Título: Matemática na Marcenaria

Não sei se alguma vez o referi aqui, mas tenho uma outra profissão, que aprendi numa vida passada. 

Há uns tempos fiz uma visita a essa vida passada. Fui visitar o meu tio à sua oficina de marcenaria. 

Já adivinharam. Além de professor de Matemática sou também Marceneiro. Todo o meu percurso no Ensino Secundário e Superior foi feito em paralelo à minha actividade como Marceneiro. Aprendi tudo com o meu tio, um Marceneiro de mão cheia que tem um orgulho enorme na sua arte. Eu também tenho. É uma profissão muito bonita.

Quando cheguei à oficina, o meu tio estava a fazer uns moldes para forrar o fundo da carrinha de um amigo. Claro que o João Manuel Pereira – é assim que se chama o meu tio – não iria fazer uma coisa "assim-assim". Jamais o faria. Poderia, simplesmente, ter cortado uma peça de contraplacado mais ou menos à medida para colocar no fundo da carrinha, mas não, aquilo tinha de ficar perfeito. Para que tal acontecesse, era necessário fazer um molde, de modo que o contraplacado para o fundo da carrinha, o forrasse de forma perfeita. Perto dele estavam dois amigos que davam palpites sobre a forma como o molde poderia ser feito. Segundo eles, havia outras formas mais simples e rápidas de o fazer, mas o meu tio depressa respondeu: "eu sei, mas quero fazer assim, tenho a tarde toda”. 

Mas o que é que ele estava a fazer? 

Se olharem para a primeira foto julgo que irão perceber, ou pelo menos terão uma ideia. Primeiro arranjou uma peça de MDF na qual marcou vários segmentos de recta perpendiculares a um dos lados dessa peça. Depois, com uma peça de madeira com um travamento na ponta, fez uma "bitola". Para tal, colocou a peça de MDF perpendicularmente ao fundo da carrinha e, em seguida, colocou a peça de madeira, com o travamento no ponto A, paralelamente aos segmentos de recta, marcando nela um ponto, o A'. Essa é a "bitola", que corresponde ao vector  . Matematicamente, o ponto A' é o transformado do ponto A segundo a translação de vector 

Depois fez o mesmo a vários pontos que estão sobre a linha amarela a tracejado, sempre segundo a mesma translação de vector u. Com isso obteve um molde quase perfeito, que, com alguns ajustes, ficou perfeito. 

O amigo ficou feliz, eu vi o meu tio, mais uma vez, a aplicar Matemática, e ganhei mais um tema para mais um dos meus textos no "Se e Só Se".

A Matemática está em todo o lado e, mesmo que seja de forma inconsciente, utilizamo-la muitas vezes. 

Deixo as fotos de todo o processo:

Dedico este texto ao meu colega e amigo José Luís Freitas, falecido no passado dia 21 de Março. O Zé Luís era um extraordinário professor de Matemática, sempre prestável, sempre cordial e sempre pronto a ajudar. A sua generosidade tendia para infinito. Aprendi muito com ele. “Perdemos um dos bons”, nas palavras de muitos colegas, que faço minhas, e, como disse um amigo comum: “O Zé juntou-se à malta da pesada, Apostol, Campos Ferreira, Hawking, Einstein, etc…”. 

O Zé Luís era também colaborador do Clube SPM, onde era responsável pela coluna “Onde Estás Matemática” cujos textos podem ser lidos aqui. O Zé via Matemática em tudo, mostrando-nos o que via nos seus textos no Clube. Já após o seu falecimento, foi publicado o último projecto em que se envolveu, o livro “Calçada Madeirense – Bordados a Preto e Branco”, de que é co-autor. Ainda não vi o livro, mas tenho a certeza de que esta sua característica está presente nas linhas que escreveu.    

Para terminar, partilho convosco o comentário que o Zé Luís deixou a uma partilha que fiz no Facebook sobre o dia na marcenaria do meu tio, e que motivou a escrita deste artigo:

“Desde criança os meus dias foram passados na loja (espaço da carpintaria do meu pai) onde aprendi os diversos processos de trabalhar com diversas ferramentas em madeira. A marcenaria é uma arte com a qual ainda produzo pequenas peças utilizando restos de madeira deixados pelas ruas. Caso tivesse mais tempo seria um dos trabalhos a dedicar como complemento da profissão de ser professor de Matemática. Na minha escola temos uma carpintaria muito bem equipada onde foi lecionado um curso CEF a alunos do terceiro ciclo. Já pensei num projeto para reabilitar este espaço com excelentes condições de trabalho em madeiras.”

Tenho a certeza de que no lugar onde o Zé Luís está agora continua a ver Matemática em tudo.

Obrigado por tudo. Até sempre.

Publicado/editado: 04/04/2022