Se e Só Se por José Carlos Pereira - Matemática no WhatsApp

Eixos de Opinião de Março de 2022

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática e Autor do Canal no Youtube – MathSuccess Fátima (Ler +)


Título: Matemática no WhatsApp

O WhatsApp tornou-se, nos últimos anos, essencial na comunicação com os meus alunos. É a ferramenta preferencial que utilizamos para esclarecer dúvidas quando não estamos em aula, e seu uso aumenta exponencialmente na época de testes.  

Num sábado, após o almoço, estava eu no meu sofá, quando uma aluna me envia a seguinte mensagem:

“Boa tarde professor. Desculpe estar a incomodar, mas como é que se faz este exercício?”

O exercício pedia para determinar o número de divisores naturais do número 2310.

Usualmente, numa situação destas, quando sei que o aluno que me questionou tem um conhecimento sólido sobre o tema da pergunta, respondo com uma resolução, pois sei que terá uma boa probabilidade de ser percebida pelo aluno. Também é uma maneira de verificar até que ponto os conhecimentos estão efectivamente solidificados – se não perceber a resolução pode ser sinal que ainda há arestas a limar. Acontece que neste caso, os conhecimentos da aluna sobre Combinatória, o tema em que se insere a pergunta, ainda estavam numa fase embrionária. Tínhamos começado a estudá-lo há apenas alguns dias e, como tal, dar-lhe a resolução não iria adiantar nada, pelo contrário, provavelmente iria confundi-la. Apesar de belo – opinião muito própria – este é um tema difícil e cuja progressão tem de ser estruturada e cimentada ao longo do processo de aprendizagem. 

A conversa prosseguiu então mais ou menos da forma que a seguir descrevo:

– Decompõe 2310 em factores primos.

– Já o fiz. Mas agora não sei o que fazer.    

– O que tem de acontecer para que um número seja divisor de 2310?

– Não estou a ver.

– Qual é a decomposição em factores primos de 2310?

– 2310 = 2×3×5×7×11

– Ou seja, os divisores de 2310 são da forma 2^k×3^n×5^m×7^p×11^r. Certo?

– Sim.

– Por exemplo 2×3×11 é divisor de 2310, certo?

– Sim.

– Neste caso, 2×3×11, pelo que k = 1, n = 1, m = 0, p = 0 e r = 1, certo?

– Sim.

– Ou seja, 2×3×11 = 2^1×3^1×5^0×7^0×11^1

– Então isso quer dizer que 2310 = 2^1×3^1×7^1×11^1×5^1?

Aqui ainda não tinha entendido muito bem para onde eu a pretendia conduzir. Apesar disso, e continuei:

– Então, para 2^k×3^n×5^m×7^p×11^r ser divisor de 2310, que valores podemos atribuir a k, m, m, p e r?

– 1 a todos.

Ainda estava fixada no que tinha escrito, 2310 = 2^1×3^1×7^1×11^1×5^1. Aproveitei a sua resposta e perguntei:

– E 0?

– Também.

– Por exemplo, se forem todos 0, obtemos um divisor de 2310? Que divisor?

– O 1.

– Então, quantos divisores naturais tem 2310? k pode tomar quantos valores? E n? E m? E p? E r?

– Cada um deles pode tomar dois valores, 0 e 1.

– Logo, quantos são os divisores naturais de 2310?

– São 2×2×2×2×2 = 32.

Aqui percebi que a aluna estava a chegar ao que se pretendia. Para ter a certeza, disse-lhe que a resposta era mesmo 32 e perguntei-lhe logo de seguida que no caso de ser o número 3600, qual seria a resposta, isto é, quantos são os divisores naturais de 3600? Seguiram-se dois ou três breves minutos de “silêncio” até nova mensagem:

– 45?

– Como fizeste? Perguntei.

– Decompus o 3600 em factores primos e obtive 3600 = 2^4×3^2×5^2

– Então, os divisores naturais de 3600 são de que forma?

– 2^k×3^n×5^m.

– Portanto, quantos valores pode tomar k? E n? E m?

– O k pode tomar cinco valores, (0,1,2,3,4), o n pode tomar três valores, (0,1,2), e o m também três (0,1,2) e depois é só aplicar o Princípio da Multiplicação. 

– Isso mesmo! 

– Obrigada professor, já entendi! 

Tinha valido a pena o tempo gasto na troca de mensagens. Mais do que uma resposta, tentei conduzir a minha aluna à resposta e, dessa forma, tornar a aprendizagem significativa. Não foi uma descoberta autónoma dela, mas o nosso trabalho enquanto professores também é o de orientar e, muitas vezes, dar um empurrãozinho com a intensidade certa para que os alunos consigam alcançar o que à partida parecia uma impossibilidade. Fiquei com a convicção que a minha aluna tinha de facto entendido. Pude confirmá-lo na aula seguinte.

 

Publicado/editado: 03/03/2022