Se e Só Se por José Carlos Pereira - Michael Penn

Eixos de Opinião de Janeiro de 2022

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática e Autor do Canal no Youtube – MathSuccess Fátima (Ler +)


Título: Michael Penn

O Michael Penn é professor de Matemática no Randolph College, na Vírginia, EUA, e transmite a sua paixão pela Matemática num dos meus canais preferidos no Youtube, Michal Penn. Talvez seja mesmo o meu preferido. 

Não sei muito bem o que me prende aos vídeos dele. Não há uma aposta evidente em grandes efeitos especiais ou animações que vemos em outros canais do mesmo género. É simplesmente ele, uma câmara, um quadro de giz e um problema. Talvez seja mesmo isso, a simplicidade e a capacidade do Michael Penn transmitir os seus conhecimentos de Matemática de forma simples. Outra coisa que me prende ao canal é a publicação diária de novos vídeos, muitas vezes mais do que um por dia. É extraordinário como o consegue. 

Muitos dos problemas são olímpicos, retirados de provas de olimpíadas de vários países, incluindo as portuguesas, e requerem alguns conhecimentos mais profundos de Matemática. Outros são mais simples e podem ser resolvidos com conhecimentos adquiridos durante os doze anos do nosso ensino pré-universitário. Deixo ao leitor três destes problemas, mas vou dificultar-lhe um bocadinho a vida. Não irei colocar os links para os vídeos onde encontrará a resolução de cada um dos três problemas. Convido-o a procurar no canal os vídeos, sabendo que o mais recente foi publicado há cerca de dois meses e o mais antigo há cerca de um ano. Desta forma tem a possibilidade de encontrar outros vídeos, com outros problemas, que o irão prender da mesma forma que me prendem.

Primeiro problema:

Segundo problema:

Terceiro problema:

Espero ter despertado a sua curiosidade em relação a este canal. Além de ensinar no Randolph College e de dinamizar este canal, o Michael Penn é um entusiasta da escalada. Não fique surpreendido se vir alguma referência a esse seu hobbie ou mesmo se o vir a executar um mortal atrás, antes de começar a resolver um dos problemas que propõe. 

Termino desejando a todos um extraordinário ano de  0! + 1×3(9 - 2) + 4 - 5×(6×7 – 8)  e, como diz o Michael Penn sempre que chega ao fim de um dos seus vídeos “And that’s a good place to stop”.

 

Publicado/editado: 03/01/2022