Se e Só Se por José Carlos Pereira - Novas Oportunidades – Segunda Parte

Eixos de Opinião de Dezembro de 2020

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática. (Ler +).


Título: Novas Oportunidades – Segunda Parte

Iniciei o meu último texto com a frase “a Pandemia virou as nossas vidas do avesso”. Estamos há meses a viver num tempo que perdurará durante muitos anos na nossa memória. Foi neste tempo que a minha forma de trabalhar mudou. Depois de adquirir a mesa digitalizadora comecei a procurar um software que pudesse utilizar nas minhas aulas. O primeiro que experimentei foi o Word. Fiquei surpreendido e rendido, pensava eu, às suas potencialidades. Depois dos primeiros rabiscos comecei a explorá-lo e a partilhar nas redes sociais algumas das coisas que ia descobrindo. 

Primeiros rabiscos no Word

Estava maravilhado e convencido de que tinha encontrado o software ideal para as minhas explicações. Pensei que podia gravar em PDF cada uma das aulas que dava e posteriormente enviar para os meus alunos. No entanto, não pensei que isso era mais ou menos o que eu fazia quando usava o suporte que mostrei no primeiro texto: tirava fotos das folhas que escrevia durante as aulas e enviava. Estava tão convencido que o Word era perfeito que anunciei no Facebook algumas Sessões no Zoom para professores e explicadores onde pretendia mostrar como o estava a usar. Essas sessões que dinamizei foram o início de uma aventura de muitas semanas. 

As sessões foram feitas, sempre muito concorridas, de tal forma que os principais objectivos que tinha em mente quando as promovi foram totalmente satisfeitos: promover a discussão, a partilha e as aprendizagens entre colegas. Afinal estávamos todos no mesmo barco, estávamos todos à procura das melhores ferramentas que podermos usar durante o confinamento. 

Porém, rapidamente comecei a perceber as limitações do Word para estas tarefas e foi nessa altura que surgiu o One Note, que me foi sugerido por alguns colegas. Apesar da resistência inicial, afinal tinha feito “campanha” pelo Word e não o queria “trair”, percebi que o One Note era o “Santo Graal”, a ferramenta perfeita para o que eu necessitava. Comecei a explorá-lo e convenci-me de que tinha encontrado a ferramenta que iria usar com os meus alunos durante o terceiro período. Todos os dias descobria coisas novas, todos os dias discutia com o meu amigo Antero Neves formas de tirar o melhor partido desta aplicação. O Antero foi e é um grande apoio quando necessito de alguma ajuda com as tecnologias. Já lhe agradeci em privado, mas faço-o aqui publicamente.

Fiquei rendido, tanto que anunciei mais algumas sessões no Zoom, mas desta vez para mostrar aos meus pares como estava a usar o One Note. Inicialmente eram para ser duas ou três durante um ou dois fins-de-semana, mas essas três passaram a quatro, as quatro a dez, as dez a vinte, as vinte a… trinta? Quarenta? Já não sei bem, foram muitas, sempre com muita gente, sempre enriquecedoras. 

“Rabiscos” mais recentes no One Note

Aprendi muito durante estas sessões e acredito que tenham ajudado muitos colegas nas suas aulas online. Uma dessas sessões ficou registada no meu canal do Youtube, aqui.

O canal do Youtube foi o passo seguinte e com isso novas descobertas que, mais uma vez, ficarão para o próximo texto.

Desejo a todos um Feliz Natal. Até 2021. 

 

Publicado/editado: 03/12/2020