Se e Só Se por José Carlos Pereira - O Exame, Novamente.

Eixos de Opinião de Julho de 2021

José Carlos Pereira - Professor de Matemática. Autor de Livros Escolares. Responsável pelo Site Recursos para Matemática e Autor do Canal no Youtube – MathSuccess Fátima (Ler +)


Título: O Exame, Novamente. 

Chegou a altura do ano que, por mais voltas que dermos ou por mais que tentemos tirar pressão de cima dos alunos, é inevitável que se sintam ansiosos com a etapa importante que irão ter de ultrapassar. A Pandemia marcou todo este ano lectivo e não estarei longe da verdade ao escrever que foi, para todos nós, alunos, professores e pais, o ano mais desafiante e cansativo de sempre. É neste cenário que, daqui a uns dias, dezenas de milhares de alunos realizarão o Exame Nacional de Matemática A. 

Tal como no ano passado, a prova deste ano terá itens cujas classificações das respostas serão obrigatoriamente contabilizadas na classificação final, os designados “itens obrigatórios”, e terá também itens opcionais. No entanto, o peso dos itens obrigatórios será de 144 pontos, o dobro em relação às provas de 2020. Os itens obrigatórios serão onze e os opcionais serão sete, dos quais apenas as quatro respostas com melhor pontuação contribuirão para a classificação final. Estas informações podem ser consultadas aqui.  

Não se sabe ao certo quantos itens serão de escolha múltipla (EM), essa informação não é explicitada em nenhum dos documentos disponibilizados pelo IAVE. Podem lê-los aqui. Em conversa com vários colegas meus, as duas hipóteses mais votadas são: oito itens de EM, cada um a valer catorze pontos, ou cinco a valer doze pontos cada um. Eu inclino-me mais para a primeira hipótese. Nos últimos anos a norma tem sido oito itens de EM. Já foram sete, mas pelo menos desde 2008 que os itens desta tipologia são oito, pelo que não encontro uma razão válida para mudarem, significativamente, a estrutura da prova de um ano para o outro. Além disso, se prevalecer a segunda hipótese, todos os itens de EM serão obrigatórios, o que não me parece que resulte numa prova equilibrada. Em todo o caso, isto são apenas suposições, apesar de alguma convicção minha na primeira possibilidade, a verdade é que não tenho qualquer tipo de certeza. 

Em todo o caso, isto não deve condicionar o estudo dos alunos. Um trabalho sério, empenhado e contínuo deixará qualquer aluno preparado para fazer este exame, independentemente da estrutura da prova. Para os alunos que neste momento estão a preparar a prova, deixo alguns links que podem ser úteis (clique nas imagens):

1. Pasta na minha drive com um conjunto de mais de cinquenta provas, entre provas modelo e exames nacionais. 

A esmagadora maioria das provas estão resolvidas. Muitas são da minha autoria e as que não são têm a devida identificação dos seus autores. Alguns itens de algumas provas contêm conteúdos que não serão objecto de avaliação no exame deste ano, pelo, no nome da prova, identifiquei esses itens. 

2. Todos os vídeos das minhas aulas abertas de 2020 e de 2021.

Considero que o que está nesta pasta é mais do que suficiente para uma boa preparação. No entanto, para quem achar pouco, encontra mais conteúdos nos seguintes sites (clique nas imagens):

1. Recursos para Matemática

2. MathSuccess (acesso restrito)

3. OmegaMat (Francisco Cabral)

4. Alfaeomegamat (acesso restrito, Francisco Cabral)

5. Sinal + (Nuno Miguel Guerreiro)

6. Matemática? Absolutamente! (resoluções de todos os exercícios de todas as provas do Exame Nacional Matemática A, Paulo Correia)

Coragem e ambição. Bom trabalho e boa sorte para todos os alunos.  

Até Setembro.

Publicado/editado: 01/07/2021