Semana da Ciência e da Tecnologia 2021

Notícias Clube SPM

O Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica comemora-se a 24 de novembro.

Em Portugal, este dia celebra-se desde 1996 em honra a Rómulo de Carvalho, nascido a 24 de novembro de 1906. Rómulo de Carvalho, também conhecido pelo pseudónimo António Gedeão, licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto. Foi professor de Física e Química, pedagogo, historiador de ciência e poeta. O seu poema “Pedra Filosofal” marcou para sempre os portugueses. 

“Eles não sabem nem sonham, 
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha,
o mundo pula e avança.” 

Rómulo de Carvalho também foi um dos responsáveis pela promoção do ensino e divulgação de ciência e da cultura científica em Portugal. 

Este é um dia de celebração da ciência nas escolas onde se realizam atividades científicas variadas com muitas experiências à mistura. 

O Centro de Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica comemora a Semana da Ciência e da Tecnologia 2021 entre os dias 22 e 28 de novembro com atividades em todo o país. Conheça o programa da sua localidade e aproveite a oportunidade para aprender! Esta iniciativa tem o objetivo principal de promover a ciência que se faz em Portugal.

Se vai estar pelo Porto no dia 24 dê um salto até ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e participe nas atividades deste dia gratuitamente, inscreva-se! 

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 22/11/2021