The Story of Maths - Episódio 1 - The Language of the Universe

Clube de Matemática SPM

 

O frade e matemático inglês do século XIII, Roger Bacon, defendia que "a Matemática é a porta e a chave das outras ciências"!
 
De facto, qualquer ciência depende da matemática. Qualquer campo de estudo que dependa da estatística, da geometria ou de qualquer tipo de cálculo simplesmente não existiria sem a matemática. A matemática sustenta as ciências, a tecnologia e a cultura que moldam o nosso mundo. 
 
A matemática está em todo o lado e é uma das maiores conquistas culturais da humanidade! 
 
Numa época de incertezas, a matemática é a única disciplina que gera conhecimento incontestavelmente, imutavelmente e eternamente verdadeiro. 
 
Ao longo das próximas semanas vamos mostrar os episódios da serie britânica da BBC, The Story of Maths, onde Marcus du Sautoy, professor de matemática da Universidade de Oxford, é o apresentador.
 
Na serie Marcus du Sautoy explora a longa e surpreendente história da relação da humanidade com os números. Marcus du Sautoy mostra que a matemática fez parte da base da vida intelectual das grandes civilizações do mundo e foi fundamental para a sobrevivência de alguns dos impérios mais poderosos do mundo. Mostra também que ainda hoje, o conhecimento matemático continua a ser a força motriz que move o mundo moderno.
 
Esta serie é constituída por 4 episódios:
 
The Story of Maths - Episode 1 - The Language of the Universe
The Story of Maths - Episode 2 - The Genius of the East
The Story of Maths - Episode 3 - The Frontiers of Space
The Story of Maths - Episode 4 - To Infinity and Beyond
 
O vídeo seguinte apresenta o Episódio 1 - The Language of the Universe.
“Depois de mostrar como a matemática é fundamental para as nossas vidas, Marcus du Sautoy explora a matemática do antigo Egito, da Mesopotâmia e da Grécia.”
 
 
Por Adília Marinho
Publicado/editado: 19/01/2021