Vida & Obra de Benjamin Banneker

Vida & Obra de...

Benjamin Banneker (1731-1806) foi um inventor, matemático e astrónomo norte-americano.

Benjamin Banneker é mais conhecido pelo seu Almanaque Astronómico.

O seu pai, Robert, era um ex-escravo e era dono de uma quinta. A sua avó era inglesa, Molly Welsh, que tinha sido enviada para a Colónia Britânica na América do Norte por ter roubado leite. Tornou-se proprietária de uma quinta e casou-se com um dos seus escravos. 

Benjamin recebeu alguma educação na Escola Quaker, mas não continuou os estudos porque quando teve idade suficiente para ajudar começou a trabalhar na quinta dos pais. A sua avó ensinou-o a ler e a escrever, mas o trabalho árduo da quinta dava-lhe pouca folga para mais. 

Aos 22 anos, Banneker mostrou as suas habilidades ao construir um relógio de madeira usando como modelo um relógio de bolso. O relógio continuou em boas condições de funcionamento pelo resto da vida de Banneker. A construção deste relógio trouxe-lhe alguma fama na comunidade local em que vivia e rapidamente adquiriu uma reputação de habilidade em fazer e resolver quebra-cabeças matemáticos.

Em 1772, a família Ellicot mudou-se para a área em que a quinta de Banneker estava situada. George Ellicot tornou-se amigo de Banneker ao longo dos anos - ambos partilhavam interesses em ciência. Em 1788, George Ellicot emprestou-lhe alguns livros e instrumentos de astronomia. Aos 57 anos, quando muitas pessoas anseiam pela reforma, Banneker sem qualquer ajuda e apenas alguns semestres do ensino básico na sua infância, aprendeu sozinho álgebra, geometria, logaritmos, trigonometria e astronomia necessários para se tornar um astrónomo. Também aprendeu sozinho como usar uma bússola e outros instrumentos para fazer previsões astronómicas, incluindo eclipses.

Em 1791 foi realizada uma investigação para a planificação e construção da nova capital em Washington DC. Um dos envolvidos era o agrimensor Andrew Ellicot que conhecia Banneker. Ellicot contratou-o como seu assistente neste projeto.

Banneker também se dedicou a construir um almanaque astronómico e em 19 de agosto de 1791 escreveu a Thomas Jefferson, então Secretário de Estado, enviando-lhe um manuscrito do seu Almanaque. Jefferson prometeu a Banneker que enviaria o seu Almanaque a Condorcet na Académie des Sciences em Paris. Uma cópia da carta de Jefferson a Condorcet está na Biblioteca do Congresso.

Banneker publicou Almanaques até 1797. Dedicou-os à causa da igualdade e da paz entre raças e, o Almanaque de 1793 contém a correspondência entre Banneker e Jefferson. O historiador Silvio Bedini escreveu que este Almanaque de 1793 foi:

“... one of the most important publications of its time [presenting] tangible proof of the mental equality of the races.” 

Quando Banneker ficou demasiado velho para trabalhar na quinta, vendeu-a à família Ellicot com a condição de viver na sua casa pelo resto dos seus dias. Passou os seus últimos dias sozinho a estudar, continuando a realizar experiências científicas.

No dia do funeral de Banneker, a casa da quinta foi totalmente destruída incluindo o seu laboratório e o relógio que ele construiu na sua juventude. Sobreviveram os Almanaques publicados e um diário manuscrito, que não estava na casa. Todos os outros registos das suas realizações foram destruídos neste incêndio (provavelmente deliberado).

Deixamos um curto vídeo de Rose-Margaret Ekeng-Itua que nos fala de Benjamin Banneker:

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Banneker/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 09/11/2021