Vida & Obra de Gaston Maurice Julia

Vida & Obra de...

Gaston Maurice Julia (1893 – 1978) foi um matemático argelino.

Julia foi um dos precursores da moderna teoria dos sistemas dinâmicos e é mais lembrado pelo que hoje é chamado do Conjunto de Julia.

Em 1910 Julia ganhou uma bolsa de estudos na Argélia, que lhe permitiu viajar até Paris, onde teve aulas de matemática superior no Lycée Janson-de-Sailly. Julia não teve uma vida fácil, primeiro porque era muito jovem e tinha deixado o seu país onde a vida era muito diferente. Em segundo lugar, contraiu febre tifóide antes mesmo de começar os seus estudos e foi hospitalizado. Acabou por completar em apenas oito meses um curso de dois anos. Apesar dessas dificuldades, ainda foi capaz de alcançar um padrão mais alto do que qualquer outro aluno. De alguma forma,  também foi capaz de continuar o seu interesse pela música, tocando no violino que a mãe lhe tinha dado, e foi nessa época que ele se apaixonou pela música de Bach, Schubert e Schumann. Prestou os exames de admissão para a École Normale Supériore e para a École Polytechnique e foi colocado em primeiro lugar em ambos os exames de admissão. Podendo escolher qualquer uma das universidades, decidiu entrar na École Normale, alegando que era a mais forte das duas instituições em matemática.

Ingressou na universidade em 1911, mas os seus estudos foram interrompidos pelos acontecimentos políticos na Europa. A 3 de agosto a Alemanha declarou guerra à França e um dia depois Julia foi convocado. Treinou com o 57.º Regimento de Infantaria em Libourne e logo de seguida tornou-se cabo e subtenente. Julia viu ação na frente ocidental com o 144.º Regimento de Infantaria quando foi enviado para o cume Chemin des Dames. No dia 25 de janeiro, a Alemanha lançou um forte ataque às linhas francesas onde Julia e os seus homens tinham acabado de chegar. O seguinte é um relato do que aconteceu com Julia naquele dia: 

“January 25, 1915, showed complete contempt for danger. Under an extremely violent bombardment, he succeeded despite his youth (22 years) to give a real example to his men. Struck by a bullet in the middle of his face causing a terrible injury, he could no longer speak but wrote on a ticket that he would not be evacuated. He only went to the ambulance when the attack had been driven back. It was the first time this officer had come under fire.”

Muitos, de ambos os lados, ficaram feridos nesta ação. A lesão de Julia foi extremamente dolorosa e muitas operações malsucedidas foram realizadas na tentativa de reparar os danos. Eventualmente, em 1918, resignou-se à perda do nariz e teve que usar uma tira de couro no rosto pelo resto da vida. Entre as operações Julia realizou as suas investigações matemáticas, muitas vezes na cama do hospital. Em 1917 concluiu o seu doutoramento. Os examinadores da sua tese foram Émile Picard, Henri Lebesgue e Pierre Humbert, com Picard como presidente da comissão examinadora. 

Em 1918, Julia casou-se com Marianne Chausson, uma das enfermeiras que cuidou dele no hospital. Marianne era filha do compositor Ernest Chausson. 

Com apenas 25 anos de idade, Julia publicou a sua obra mais famosa Mémoire sur l'iteration des fonctions rationelles, tornando-o famoso nos centros matemáticos da sua época. Neste artigo Julia apresentou o Conjunto de Julia. Por este notável trabalho recebeu o Grand Prix da Academia de Ciências . 

Em novembro de 1919 foi convidado a dar as prestigiosas palestras da Peccot Foundation no Collège de France e foi nomeado Maître de Conférences na École Normale Supériore. Ao mesmo tempo, foi nomeado répétiteur em Análise na École Polytechnique, examinador na École Navale e professor na Sorbonne. Esta nomeação para uma cátedra na Sorbonne veio sem uma cadeira específica, mas em 1925 foi nomeado na Sorbonne para a Cátedra de Aplicações de Análise à Geometria. Em 1931 foi nomeado para a Cátedra de Cálculo Diferencial e Integral, e depois em 1937 foi nomeado para a Cátedra de Geometria e Álgebra na École Polytechnique quando Maurice d'Ocagne se aposentou.

Seminários foram organizados em Berlim em 1925 para estudar o trabalho de Julia sobre iteração e os participantes incluíram Richard Brauer, Heinz Hopf e Kurt Reidemeister. Cremer produziu um ensaio sobre o seu trabalho que incluiu a primeira visualização de um Conjunto de Julia. 

Julia foi muito ativo matematicamente numa ampla gama de tópicos diferentes. 

Recebeu muitas honras pelas suas excelentes contribuições matemáticas. Foi eleito para a Academia de Ciências a 5 de março de 1934 e foi seu presidente em 1950. Foi eleito para a Academia Upsal na Suécia, a Pontifícia Academia de Ciências e muitas outras Academias Europeias. Também foi presidente da Sociedade Matemática Francesa e em 1950 foi nomeado oficial da Légion d'Honneur.

Deixamos um vídeo que descreve como os Conjuntos de Julia são gerados e as suas semelhanças com o famoso fractal, o Conjunto de Mandelbrot. A não perder!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Julia/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 03/02/2022