Xeque-Mate(mática) por Pedro Cardoso - A Abertura...

Eixos de Opinião de janeiro de 2019

Título: A Abertura

Uma partida de xadrez pode dividir-se em três fases: a abertura, o meio jogo e o final.

Vai-se abordar a abertura. Numa abertura, os jogadores procuram o desenvolvimento rápido das figuras e lutam pelo centro, o centro consiste nas casas e4, d4, e5 e d5.

Para um correto desenvolvimento das figuras, o centro é muito importante. Porque é tão importante conquistar o centro? As figuras que ocupam o centro, não só controlam a casa que ocupam, como lutam pelas outras casas centrais e a sua ação pode estender-se à ala do rei e à ala da dama. Enquanto uma figura que ocupa uma das alas, só pode atuar nessa ala e não pode tomar parte na luta na outra ala. Por outro lado, viu-se nos artigos anteriores, que uma figura no centro tem maior raio de ação do que na extremidade do tabuleiro.

Todas as aberturas no xadrez podem, de uma forma geral, dividir-se em três grupos: jogos abertos, jogos semi-abertos e jogos fechados.

Todas as aberturas que se iniciam com os lances 1. e4 e5, pertencem ao grupo dos jogos abertos.

Todas as aberturas que se iniciam com o lance 1. e4 … e as pretas não jogam 1. … e5, mas sim qualquer outro lance, pertencem ao grupo dos jogos semi-abertos.

Todas as aberturas que não se iniciam com o lance 1. e4 …, mas sim com qualquer outra jogada, pertencem ao grupo dos jogos fechados.

O xeque-mate mais rápido no xadrez, ocorre obviamente na abertura, é o “Mate Pastor”.
1. f3         e5
2. g4      …..

As pretas jogam e dão mate
2. …..     Dh4++

Publicado/editado: 11/01/2019