Xeque Mate(mática) por Pedro Cardoso - O Gambito da Dama

Eixos de Opinião de Dezembro de 2019

Pedro Cardoso - Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Ver +)


Título: O Gambito de Dama

O gambito de dama pertence aos jogos fechados. Hoje em dia, estes jogos são os que se praticam mais nos torneios.
Chega-se ao gambito de dama depois dos seguintes lances:

1. d4         d5
2. c4         …..

A ideia das brancas nesta abertura é remover do centro o peão em d5 negro, para poder avançar o seu peão branco para e4. As negras jogando e6 impedem as brancas de fazer o avanço do peão branco para e4, mas ficam com o bispo negro de casas brancas em c8 bloqueado. 

2. …..           e6
3. Cc3         Cf6
4. cxd5       exd5

 


A variante das trocas. Um dos vários planos, que as brancas têm aqui, é um jogo posicional tranquilo, tentando obter vantagem na ala de dama com o ataque das minorias. As negras podem reagir no centro.

5. Bg5           c6
6. Dc2        Be7
 

As brancas podem continuar aqui com o avanço do peão branco para e3, o bispo branco de casas brancas para d3, o cavalo branco para f3, fazer o roque pequeno e prosseguir um ataque na ala de dama, com o ataque das minorias. Em que consiste o ataque das minorias? A ideia é avançar o peão branco para b5, trocá-lo pelo peão negro em c6 e as negras ficam com um peão fraco em c6. Se as negras jogarem o peão negro para a6, as brancas jogam o peão branco para a4. O nome, ataque das minorias, vem de dois peões brancos na ala de dama atacarem três peões negros na ala de dama. As negras tentam jogar no centro, através de lances como o cavalo negro em b8 para d7, o roque pequeno, a torre negra em f8 para e8 e o cavalo negro para f8 seguido para e6. 

Publicado/editado: 13/12/2019