Xeque Mate(mática) por Pedro Cardoso - A defesa Caro-Kann

Eixos de Opinião de Outubro de 2019

Pedro Cardoso - Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Ver +)


Título: A defesa Caro-Kann

A defesa Caro-Kann é uma defesa posicional contra 1. e4 que conduz a um jogo sólido por parte das negras.
Chega-se à defesa Caro-Kann depois dos seguintes lances:

1. e4         c6
2. d4        d5
 

As negras lutam pelo centro jogando o peão para d5 apoiado pelo peão em c6. Vê-se aqui uma diferença relativamente à defesa francesa, o peão negro em c6 não obstrui o bispo negro de casas brancas em c8.

3. Cc3       dxe4
4. Cxe4       Bf5
5. Cg3       Bg6
6. Cf3        Cd7

As brancas ameaçavam Ce5 e assim trocar o cavalo branco em e5 pelo bispo negro em g6. As negras não podem permitir esta manobra e assim jogam 6. … Cd7. 

 

7. Bd3       Cgf6
8. 0-0            e6
9. Te1        Be7


 

O jogo está aproximadamente igual. As brancas têm um maior domínio do centro com o peão branco em d4 e têm mais liberdade de movimento, mas as negras não apresentam qualquer debilidade e têm as peças desenvolvidas. Esta posição é muito sólida para as negras, tendo como único senão, a falta de oportunidades de vitória para as negras contra um jogo razoável por parte das brancas. As brancas podem seguir com o avanço dos peões brancos para c4 e b3 e desenvolver o bispo branco de casas negras para b2, aumentando o controlo do centro. As negras podem continuar com o pequeno roque e com o avanço do peão negro para c5, contrariando o domínio do centro por parte das brancas.

Publicado/editado: 12/10/2019