Xeque Mate(mática) por Pedro Cardoso - O Gambito ao Rei

Eixos de Opinião de Junho de 2019

Pedro Cardoso - Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário (Ver +)


Título: O Gambito de Rei

Uma nota preliminar: a abertura designa-se por abertura se forem as brancas a definir a abertura, designa-se por defesa se forem as negras a definir a abertura e designa-se por gambito se um dos lados fizer um sacrifício.

Chega-se ao gambito de rei depois dos seguintes lances:

1. e4         e5
2. f4    …..
 

Gambito de rei

As brancas sacrificam o peão f na casa f4. Esta abertura era uma das preferidas pelos mestres do século dezanove, mas hoje é menos jogada, embora seja muito instrutiva porque resulta numa batalha tática.

2. …..         exf4
3. Cf3      d5

As negras devolvem o sacrifício para lutar pelo centro e libertam o bispo de casas brancas para o desenvolver.

4. exd5      Cf6
5. Bb5+          Bd7
6. Bc4          Bd6

As negras defendem o peão em f4.

7. 0-0          0-0
8. d4      Bg4 

As perspetivas são iguais. O material está igualado. As brancas têm maior preponderância no centro, mas as peças negras estão mais desenvolvidas e ativas. As brancas pretendem terminar o desenvolvimento, tentar defender o peão branco em d5 e capturar o incomodativo peão negro em f4. Assim, um plano para as brancas é jogar os lances Cc3, Dd3 e Ce5. Por sua vez, as negras pretendem também terminar o desenvolvimento, libertar o centro dos peões brancos através da captura do peão branco em d5 e tentar manter o peão negro em f4. Assim, a manobra de cavalo Cbd7 seguido de Cb6, por parte das negras, faz todo o sentido. As brancas depois de jogar o cavalo para c3, eventualmente, jogarão o cavalo para e2, para pressionar o peão em f4, ao qual as negras responderão com o avanço do peão para g5. A luta entre as brancas e as negras vai girar à volta da manutenção e tentativa de captura dos peões em d5 e f4.

Publicado/editado: 13/06/2019