Xeque-Mate(mática) por Pedro Cardoso - O Rei...

Eixos de Opinião de junho de 2018

Título: O Rei

O rei tem um valor incomensurável, quando um rei leva xeque-mate a partida termina. O movimento do rei é o seguinte: o rei desloca-se da casa em que se encontra para qualquer uma das casas vizinhas que não esteja ameaçada por nenhuma das figuras adversárias.

O rei durante a abertura e o meio jogo vegeta atrás da muralha protetora dos seus peões. Mas no final de jogo converte-se numa figura ativa e atacante, lançando-se contra as peças e os peões contrários e sendo muitas vezes o primeiro a invadir o campo inimigo.

Vai-se analisar um final de peões, em que é válida uma regra importante: a oposição! 

Nesta posição existe igualdade material, mas as pretas têm vantagem, porque os reis encontram-se frente a frente e entre eles existe um número ímpar de casas, com as brancas a jogar, o rei preto ganhou a oposição!

1. Re3     Rc4
2. Re2     ….

As brancas ganham a oposição oblíqua!


2. ….     Rd4
3. Rd2     ….


As brancas ganham a oposição frontal!


3. ….      Re4
  4. Re2     Rxf4
  5. Rf2     ……

 

As pretas têm um peão a mais, mas as brancas têm a oposição. Se fossem as brancas a jogar perdiam, pois permitiam a promoção do peão preto a dama: 1. Rg2 Re3 2. Rf1 f4 3. Re1 f3 4. Rf1 f2 5. Rg2 Re2, etc.

5. ….     Re4

6. Re2     f4

7. Rf2     f3

8. Rf1     Re3

9. Re1     f2+

10. Rf1     Rf3

Chega-se ao empate. O rei branco está afogado, isto é, o rei branco deve jogar e apesar disso não pode fazer nenhuma jogada sem que o seu rei fique em xeque.

Publicado/editado: 13/06/2018