AUTOR DO LIVRO

Autor do Livro Hélder Pinto

Título Matemática & Comboios

Idade 29 anos

Profissão Estudante do Doutoramento em História da Matemática, na FCUL


     

Como surgiu a hipótese de escrever este livro?
Este livro é um projecto pessoal já com algum tempo. Comecei a recolher material, consoante ia aparecendo e de um modo algo aleatório.. Quando já tinha o texto numa versão próxima da final, apresentei-o à Sociedade Portuguesa de Matemática, que teve a amabilidade de me apoiar, em especial a Professora Suzana Nápoles, e de publicar o livro.


O seu livro por definição é…
Hélder Pinto - Uma colectânea de cem desafios/enigmas matemáticos, todos relacionados com a temática ferroviária. Muitos destes desafios são verdadeiros clássicos da matemática e têm sido apresentados ao longo dos anos através de diversas “roupagens”. Neste livro fez-se a recolha de muitos desses problemas, seguida da sua adaptação à temática dos comboios e a tudo que lhe está associado como, por exemplo, os passageiros, as estações, as linhas ou os maquinistas.


Porquê o “Matemática e Comboios”?
Este livro nasce da minha paixão por estes dois temas: os comboios e a matemática. Como refiro na contra-capa do livro, “ao longo da minha vida encontrei muitas pessoas (demasiadas, digo eu…) que detestavam matemática mas que achavam curioso o meu entusiasmo pelas viagens de comboio. Deste facto surgiu a ideia de escrever um livro que pudesse conjugar estas duas realidades.” 


A Matemática em Portugal tem a “velocidade” de que comboio?
Em meu entender, tem todas as velocidades. Temos Matemática de “alta velocidade” embora esteja circunscrita a poucos centros de investigação, como é o caso das nossas universidades. Infelizmente, também temos bastante do oposto, ou seja, uma população com pouca “literacia matemática”, o que é forçosamente prejudicial. Embora seja claro que a maioria das pessoas não necessita de conhecimentos avançados de matemática, parece-me inquestionável que seria uma mais-valia para o país se a população tivesse, em geral, interiorizado nas suas actividades do dia-a-dia noções básicas de matemática. A matemática, como é usual dizer-se, está presente em toda a parte embora as pessoas nem sempre a reconheçam como tal. Imagine-se, por exemplo, uma simples comparação de duas promoções de dois supermercados:  “Leve 3 e Pague 2” versus “Leve 5 e Pague 3”. Qual a promoção mais económica? Um problema corriqueiro do dia-a-dia que envolve, necessariamente, algum raciocínio matemático e que é resolvido sem se dar conta que se usa matemática.


Qual é a probabilidade de se fazer uma boa viagem com este livro?
O grande mérito deste livro reside, na minha opinião, no facto de ser diferente e ter uma temática que nunca encontrei associada à matemática. Por outro lado, parece-me que pode ser um livro apelativo quer para jovens quer para crianças, uma vez que, em geral, o comboio é um meio de transporte muito apreciado e emblemático para todas as gerações. Além disso, torna-se fácil ao leitor identificar-se com estes desafios uma vez que, na sua grande maioria, usam os comboios e estações portuguesas. Todos os desafios são ainda ilustrados com fotografias e diagramas que permitem uma melhor visualização das questões a resolver. Este livro sai ainda valorizado pelo prefácio do Professor Jorge Picado da Universidade de Coimbra.
 

Escolha: ler, escrever ou percorrer Porto-Lisboa de comboio?
Em geral, sempre que ando de comboio opto por apreciar a paisagem que nos “entra” pela janela adentro. Principalmente se os comboios forem mais lentos, como é caso da linha do Douro onde, por mais vezes que lá vá, não consigo deixar de me espantar com a magnífica e agreste paisagem natural, bem como com o árduo trabalho feito ao longo de várias gerações na criação do Douro Vinhateiro.


Está em equação a edição de outro livro?
No futuro próximo, não, uma vez que estou a trabalhar no meu doutoramento em História da Matemática. Mais para frente é provável que volte a trabalhar numa nova “equação”.


O bilhete para o “Matemática e Comboios” é…

O simples prazer de pensar. Mais importante do que a Matemática escolar “tradicional”, basta ter vontade de pensar e ter boas ideias que quase todos os desafios deste livro poderão ser interessantes.


Qual o seu matemático preferido?
Euclides de Alexandria pela sua magnífica obra “Os Elementos”. Apesar de Euclides não ser, porventura, um matemático tão brilhante como, por exemplo, Arquimedes, não deixa de surpreender o facto de esta obra ter sido recorrentemente utilizada durante cerca de dois mil anos. O rigor e a maneira como a matemática é apresentada é, ainda hoje, considerada por muitos como o paradigma de como a matemática deve ser escrita, o que diz bem da sua força e da sua importância na matemática ao longo dos tempos.


Numa palavra “Matemática” é…
Eterna.