Hélder Reis -Agora vou estudar escrita para teatro, cinema e televisão
Publicado a 22 de Fevereiro de 2012

Entrevista a Hélder Reis -Apresentador de Televisão (Praça da Alegria)




Hélder Reis é na actualidade uma das figuras da televisão portuguesa. Faz parte de um grande programa de televisão que marca uma geração, a Praça da Alegria. Uma década de sucesso a percorrer Portugal, a conhecer a vida e os costumes das nossas "gentes". Nesta grande "Praça" que é o Clube SPM com muita "Alegria" Hélder Reis...


Nasceu em Aveiro. O que nos pode “contar” da sua infância?

Nasci em Esmoriz, uma cidade à beira mar. Cresci a brincar na rua, a jogar à bola, a ir para a praia com dezenas de amigos, a fazer corridas de bicicletas. Tive uma infância livre, na natureza e com muito mar!


Como era a criança Hélder na escola com 10 anos?

Muito tímido. O meu professor era muito muito severo, mas era bom aluno. Mas confesso tinha medo das aulas, hoje é diferente e ainda bem.


Gostava de matemática?

Gostava muito. A minha mãe ensinou-me a gostar e a dar um sentido prático à matemática.


Lembra-se de algum momento especial numa aula de matemática?

Do meu primeiro problema para resolver... Um dilema... Mas depois de perceber a dinâmica foi fácil, apesar de ter suado no primeiro dia! 


Licenciaturas em Teologia (2000) e Jornalismo (2010). Conservatório em 2020?

É importante estudar e actualizar conhecimentos. Agora vou estudar escrita para teatro, cinema e televisão. Gosto muito de estudar!


É vocalista dos Pólen. Para onde “converge” a banda?

Para a música do mundo. Cantado em português, o que sabe muito bem, e representa, também, um desafio, o que me agrada. Gosto de desafios novos.


Rostos de Mar, Branco e Aldeia da Casa Magia. A escrita é solução para…

O primeiro foi Rostos do Mar. A escrita não é solução, é uma expressão artística. Sempre escrevi e trabalho muito a minha escrita. Para Março editaria um livro de poesia e em Junho um novo conto para crianças.


Televisão, música, escrita. Qual é a fórmula para tocar tantos instrumentos?

Trabalho e organização. Não brinco com o meu futuro!


Que equação é que o levou a optar pela televisão?

O desafio... E, entretanto, tornou se um vício. Amo o que faço e dedico-me a mil por cento. Comunicar é uma grande responsabilidade.


A estatística é um ramo da matemática. Na Praça de Alegria analisam as audiências?

Claro. Não nos pautamos pela audiência, mas importa saber o que gosta de ver o nosso público, afinal, trabalhamos para quem nos vê.


10 anos a percorrer o país pela RTP. Que geometria guarda de Portugal e das suas gentes?

Um país fabuloso. Empreendedor, lindíssimo. Recheado de tradições e modernidade. Um país nada quadrado! Um povo fascinante, mas ainda há muito trabalho a fazer, nomeadamente, no turismo, na integração da pessoa deficiente, entre outros. Mas há bons progressos!


A matemática do Hélder Reis na Praça da Alegria é…

Felicidade ao quadrado!!!!

 



 

Noticia do dia 28 de Fevereiro


entrevistado de Março - Hélder Reis (apresentador da Praça da Alegria)




O convidado do mês de Março do Clube SPM é o apresentador de televisão Hélder Reis. Uma das caras mais conhecidas da televisão portuguesa onde co-apresenta o  Programa da RTP 1 - A Praça da Alegria, Hélder Reis fala-nos de todas as facetas que o apaixonam. Será a matemática uma delas? A ver vamos no dia 1, a entrevista de índole matemática, que certamente vai revelar muitos aspectos interessantes na nossa personalidade do mês. Não perca, é já quinta-feira, dia 1.




Notícia de 23 de Fevereiro


O convidado de Março - Faz televisão, canta, escreve...quem será?




O convidado do mês de Março do Clube SPM é um profissional de televisão. Para além disso, é vocalista de uma banda e nas horas vagas escreve livros. Nunca parou de estudar, tem duas licenciaturas, não pára de aprender. A escola é muito importante. Será que gosta de matemática? Claro que... Vai saber dia 1 de Março numa entrevista a não perder!