|
Neste espaço propomo-nos disponibilizar pequenos artigos que forneçam um complemento de formação aos alunos do secundário para que entrem no Ensino Superior mais preparados/motivados na área da Matemática, ou artigos que sejam uma reflexão (que poderá aparecer sob a forma de entrevista) sobre o ensino da Matemática ou a vida nas escolas ou o papel que estas desempenham no desenvolvimento do País sempre com o objectivo de ajudar a integrar o aluno com a sua formação matemática, o aluno com os professores, ambos com a Escola e esta com o País.
José Veiga de Faria - Professor de Matemática
|
Alguns sistemas que se usaram, e alguns ainda se usam como backup ao GPS, para determinar a posição de um navio baseavam-se na diferença de tempo com que no navio se ouviam sinais emitidos por duas estações simultaneamente. Esta diferença permite, multiplicando pela velocidade de propagação do sinal, obter a diferença das distâncias do navio às estações e portanto situá-lo sobre uma hipérbole. Se acrescentarmos uma terceira estação que emite sinais simultaneamente com as restantes obtemos mais duas hipérboles e isto já nos permite conhecer o ponto.
Artigo de Junho por José Veiga de Faria "Cónicas - A Hipérbole (2)"
Artigo de Maio por José Veiga de Faria "Cónicas - A Hipérbole"