Bola ao Centro por Bruno Leite

Clube de Matemática da spm

        


Para um jornalista desportivo, o contacto com números faz parte da rotina diária. De uma forma ou de outra, a matemática é indissociável do desporto, da escrita. No fundo, neste mundo eles são a base de tudo e estão em todo o lado: os números" 


Dia 5 de cada mês 

Bruno Leite - Jornalista do Jornal A Bola      


Artigo de janeiro de 2013

Matemática

Título: Somem-se as conquistas e multipliquem-se os sonhos

 

Diz-nos a sabedoria popular que um ano novo pode sempre ser sinónimo de vida nova. Tendo em conta aquilo que tem sido a realidade dos números no nosso país, venha daí essa vida nova, ou pelo menos parte dela. Porque todo o passado é História e a História é intemporal. Diz muito sobre aquilo que somos hoje e é parte indissociável do nosso processo construtivo e evolutivo. Ainda assim, e porque as medidas de austeridade prometem um 2013 de ataque às carteiras, não se esqueça da máquina calculadora. Afinal de contas, pode ser uma excelente “arma” de defesa pessoal para os duros desafios que se avizinham.
 
Enquanto aproveito para desejar a todo o universo Clube SPM um 2013 em grande, repleto de tudo aquilo que a vida tem de melhor, sublinho a honra de ser um dos primeiros a publicar no novo ano. Uma responsabilidade que, inconscientemente, preferi abraçar num tom diferente, com um discurso diferente, mas sem nunca esquecer a parte matemática das coisas. Até porque, tal como o nosso site o refere, 2013 será o ano da Matemática do Planeta Terra. Uma iniciativa à escala mundial, com mais de cem instituições académicas e sociedade científicas articuladas entre si, com o objectivo de “realçar as contribuições da matemática na resolução de problemas globais, incluindo desastres naturais como tornados, tremores de terra e tsunamis; mudanças climáticas; sustentabilidade; pandemias”.
 
Assim, e porque a chegada de um novo ano dá-nos a possibilidade de reformular as equações da vida, aqui ficam os votos de um 2013 mais justo para com o povo português. É nas dificuldades que as fraquezas se tornam forças e é partir dessa premissa que (re)começamos a conquistar. Conquista atrás de conquista. Nesse capítulo, o importante é somar. Seja na matemática, no jornalismo, ou noutro campo qualquer. E se a soma das conquistas é sempre uma conta que ninguém se importa de fazer, em momento algum podemos deixar de sonhar. Multipliquem-se os sonhos porque são eles que comandam a vida e, valha-nos isso, ainda não pagam imposto! Somem, sonhem e conquistem! O resto, é pura matemática! Um excelente 2013 para todos!




 
Bola ao centro por Bruno Leite - 5 de janeiro de 2013 - Somem-se as conquistas e multipliquem-se os sonhos

Bola ao centro por Bruno Leite - 5 de dezembro de 2012 - Contas que um clube tem de fazer



Publicado/editado: 05/01/2013