|
Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.
Carlos Marinho - Professor de Matemática
|
Arquimedes de Siracusa foi um extraordinário matemático, físico, engenheiro, inventor e astrónomo. Uma das mais palpitantes histórias da ciência foi programada por ele e que consistiu em determinar o volume de um objecto irregular. O Rei Hierão II mandou fazer uma coroa toda de ouro. Duvidando da totalidade de ouro usado, o rei pediu a Arquimedes que determinasse se ela tinha outro metal misturado com o ouro.
Certo dia, enquanto tomava banho, Arquimedes refletiu que o nível de água na banheira subia quando ele lá entrava, pelo que a coroa submersa em água iria aumentar no volume de água o seu próprio volume, podendo assim calcular a sua densidade e clarificar a dúvida do rei. No inusitado desenvolvimento desta história fala-se que Arquimedes ficou tão eufórico e indómito com a sua descoberta que saiu à rua todo nu gritando Eureka, que significa descobri.
Deixo-lhe aqui um bom exercício que pode fazer na sala de aula com os seus alunos. Imagine agora que tem dois copos cheios de água com o mesmo nível, mas um deles tem um cubo de gelo no seu interior. Três jovens discutem o dilema seguinte:
Se o gelo derreter...
A) Joana: o nível da água no copo com gelo será maior;
B) Pedro: o nível da água permanece igual nos dois copos;
C) Manuel: o nível de água no copo com gelo será menor quando o gelo derreter;
D) Não existem dados suficientes.
Quem tem razão? Deixe a sua resposta no facebook do clube spm.
Bom ano.
Foto de Marcelo José Rodrigues