Se e Só Se por José Carlos Pereira
Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião maio de 2017
Publicado a 03 de Maio de 2017

               


Nesta coluna pretendo partilhar todos os meses a minha opinião sobre questões relacionadas com a Matemática e com o seu ensino. Os leitores são convidados a comentar, com argumentos a favor ou contra, aliás é esse o objectivo desta coluna: discutir diferentes pontos de vista sobre o tema do artigo (dia 3 de cada mês).


José Carlos da Silva Pereira – Professor de Matemática, autor de livros escolares e responsável pelo site Recursos para Matemática. Ler artigos anteriores aqui.



Se e Só Se por José Carlos Pereira - Sugerindo e Revisitando

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião maio de 2017

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: 
 Sugerindo e Revisitando 

No mês de Maio de 2014 e de 2015 escrevi dois artigos, intitulados “A Recta Final” e “Mais Uma Vez, a Recta Final” onde sugiro vários sites e canais do Youtube sobre Matemática que, na minha perspectiva, são de grande utilidade para alunos e professores. Todos esses sites e canais continuam activos e cheios de qualidade pelo que mantenho a minha recomendação. 


Durante os últimos dois anos surgiram, ou eu “descobri”, novos sites na Internet que são interessantes e que podem ajudar para estas últimas semanas de aulas. 


Antes de destacar as “novidades”, volto a referir o Matemática? Absolutamente! , o site do professor Paulo Correia. Desde a última vez que escrevi sobre ele que o site sofreu uma remodelação profunda, deixando-o mais apelativo e de fácil navegação. Os conteúdos que lá são disponibilizados aumentaram quase exponencialmente. É possível encontrar as resoluções de quase todos (se não mesmo todos) os exercícios que saíram em todas as provas de exame nacional de Matemática A do 12.º ano bem como nas Provas Finais do 9.º ano. Todas as resoluções foram escritas pelo professor o que representa um trabalho hercúleo de inegável valor e utilidade. 


Há cerca de dois anos o Nuno Miguel Guerreiro criou o Sinal +. É possível encontrar neste site conteúdos originais, quase todos com resolução, para todos os anos do ensino secundário, que vão desde fichas de trabalho, testes e provas modelo do Exame Nacional de Matemática A. Uma particularidade sobre o Nuno é a de ser um jovem e talentoso estudante de Engenharia que tem um gosto electrizante pela Matemática e em particular pela criação de exercícios. Tudo o que cria tem grande qualidade! 


Tanto o Matemática? Absolutamente! como o Sinal + são de livre acesso. 


A Academia Aberta, dinamizada pelo professor Rui Paiva, alia as fichas aos vídeos. O site ainda não está actualizado em relação ao novo programa, mas é possível encontrar um conjunto de vídeos que cobrem a toda matéria do 12.º ano e todos os temas que serão alvo de avaliação nas provas de Exame Nacional de Matemática A deste ano. Esses vídeos são complementados com fichas cuja resolução de cada exercício está feita em vídeo. Alguns conteúdos do site são pagos, mas grande parte são gratuitos. 


Por fim, o MathSuccess. O MathSuccess é uma plataforma de explicações online, fundada, há menos de um ano, por mim, pelo Jorge Penalva, do canal do Youtube Mocho TV e pelo Vítor Pereira do Explicamat. Além das salas, tipo fórum, onde os alunos inscritos esclarecem as suas dúvidas, são disponibilizadas todas as semanas fichas de trabalho, com resolução em vídeo ou escritas, para os vários anos de escolaridade (neste momento para os 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos) sendo que cada uma destas fichas é composta por três itens, com ou sem alíneas. Presentemente o site já tem um portefólio de mais de cem fichas o que representa cerca de cinco centenas de itens. O site não tem acesso livre, nem aos diferentes fóruns nem às fichas. Contudo, todos os primeiros exercícios de cada ficha, bem como as respectivas resoluções, podem ser consultados livremente.  


E o leitor, conhece outros sites que possam ser úteis para alunos e professores?


Convido o leitor a o seu comentário sobre este artigo na página do Facebook do Clube SPM.