(Di)Visões por Miguel Abreu


 


Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.

 

 Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática 


Título: Relançamento do Clube de Matemática da SPM     


Em 1942, António Aniceto Monteiro - figura incontornável dos primeiros anos da Sociedade Portuguesa de Matemática – escrevia na Gazeta de Matemática (nº 11): “(...) estamos no direito de pensar que a criação de Clubes de Matemática, na maioria das nossas escolas secundárias e superiores, é susceptível de determinar uma corrente vital de interesse pela matemática, entre os jovens estudantes, que contribuirá de uma maneira eficaz para o ressurgimento das matemáticas portuguesas.” No respeito desta sua antiga tradição, a SPM inicia o ano de 2011 com a presente reformulação do seu Clube de Matemática.   


Tal como na altura do seu lançamento inicial, em Março de 2007, pretendemos que este clube seja um espaço feito por e para alunos, professores, encarregados de educação e todos os que se interessem e queiram participar, com o objectivo de promover mais estudo, trabalho e gosto pela Matemática.     


Teremos problemas e soluções, artigos e entrevistas, histórias antigas e novas, passatempos e prémios. Falaremos de livros e autores, de escolas e de outros clubes. Será um espaço sério e também divertido, de trabalho mas também de lazer.     


Existe ainda muito para fazer no sentido de melhorar o ensino e a aprendizagem da Matemática em Portugal. Os recentes resultados do PISA 2009 foram uma boa notícia, tendo os alunos portugueses registado uma evolução positiva que nos aproxima da média dos países da OCDE. No entanto, tendo como ponto de partida resultados fracos em 2003 e 2006, estamos ainda longe do que seria desejável. Por exemplo, Portugal situa-se agora um pouco abaixo do Reino Unido, que teve uma evolução negativa e onde estes resultados foram uma má notícia, estando a dar origem à elaboração de planos de acção que contribuam para um melhor desempenho dos alunos britânicos. Serve este exemplo para mostrar que a boa notícia que foram estes resultados de Portugal deve ser usada primordialmente como motivação para mais e melhor estudo e trabalho.     


Este relançamento do Clube de Matemática da SPM é uma pequena contribuição nesse sentido.   


Publicado/editado: 01/01/2011