|
Segmentos ou momentos de uma vida deu origem a Segmentos. Procuro, ao longo dos próximos meses, falar sobre alguns dos matemáticos mais importantes da história e fazer com a sua história ou o seu trabalho uma análise do nosso quotidiano, quer nas aplicações, quer no momento particular que a nossa matemática e o seu ensino vive. Segmentos segue todos os dias 6 de cada mês aqui no clube spm. Carolina Santos - Licenciada em Matemática
|
Pitágoras de Samos, nascido na antiga Grécia, provavelmente entre 571 a.C. e 570 a.C. e falecido entre 497 a.C. e 496 a.C. fundou uma escola (escola Pitagórica) cujos princípios foram fundamentais para a evolução geral da Matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Dos seus princípios, o número é a essência da Matemática, sinónimo de harmonia. Mas, é claro que falando-se de Pitágoras, o que ressalta é o famoso e importantíssimo teorema, que provou que, num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos.
Pitágoras deixou, também, embora não tão conhecidos, 12 pensamentos, que por curiosidade transcrevo:
Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
Não é livre quem não obteve domínio sobre si.
Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.
O que fala semeia; o que escuta recolhe.
Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
Todas as coisas são números.
A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se.
A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.
Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.
Destes, para este mês, sugiro uma reflexão no primeiro, "Educai as crianças e não será preciso punir os homens". Mas, afinal, qual é a educação que damos hoje às crianças? Agridem os professores, faltam-lhes ao respeito verbal e fisicamente, desprezam a escola... (Não todas, claro! Há sempre excepções à regra! )
Assim sendo, falta-lhes a educação. Mas por parte de quem? Professores? Pais? Quem são estes homens a ser punidos? Os pais certamente... Porque a educação dá-se em casa e os professores só a devem "afinar", completando verdadeiramente o seu significado. Contudo, a cada professor só posso pedir que se reveja no 12º pensamento de Pitágoras: "Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las".