Indiana Shakuntala Devi, o Computador Humano (Matemática Indiana)...

História da Matemática

Indiana Shakuntala Devi, o Computador Humano (Matemática Indiana)... 

    Clube de Matemática SPM




A indiana Shakuntala Devi, nasceu a 4 de novembro de 1929 e morreu este ano a 21 de abril. Faria hoje 84 anos de idade. Esta matemática de origem indiana ficou conhecida como o 'computador humano'. Shakuntala Devi demonstrava exímia habilidade para efectuar cálculos, superando as máquinas de calcular, tornando-se desde muito cedo um prodígio da Matemática.

Aos 3 anos de idade já revelava grande aptidão, através de pequenos jogos que aprendera com o pai, envolvendo cálculos que deveriam estar muito além das capacidades de uma criança com aquela idade. 

Conseguiu inscrever o seu nome no Livro Guinness, em 1982, graças a uma capacidade "sobre-humana": conseguia chegar ao resultado de uma multiplicação de dois números aleatórios, com 13 dígitos cada, em apenas 28 segundos.

Imagine alcançar, em menos de meio minuto, o resultado da multiplicação de 7 686 369 774 870 com 2 465 099 745 779. Seria capaz? Shakuntala Devi foi capaz e, por isso, o seu nome foi eternizado no Guinness Book e a sua memória é hoje lembrada com um doodle que a Google (clicar para ver a dedicatória da google a Devi) dedica a grandes personalidades, feitos e efemérides.




Shakuntala nasceu em Bangalore, no seio de uma família ortodoxa. O pai não aceitou tornar-se sacerdote e integrou um circo, onde trabalhava como trapezista, domador de leões, equilibrista e, sobretudo, mágico. Este facto foi preponderante na vida de Shakuntala Devi, já que a magia envolvia muito cálculo.

O pai de Devi descobriu a capacidade da filha em memorizar números ao ensinar-lhe um truque de cartas. Aos 3 anos, a pequena Shakuntala transformou-se numa pequena estrela, surpreendendo, mais do que os truques do próprio pai. Devi viajou pelo mundo (desde a Europa aos EUA), demonstrando os seus talentos na área da aritmética.

Impressionou a sua capacidade em chegar a resultados com cálculos complicadíssimos, envolvendo raízes cúbicas, multiplicações com mais de 10 algarismos, entre outros. A indiana tornou-se um símbolo da Matemática, o que suscitou a curiosidade de grandes publicações mundiais.

Além do trabalho como "calculadora humana", Devi foi ainda astróloga e autora de diversos livros.

Com tanto talento para a matemática, morreu não conseguindo resolver alguns problemas, não matemáticos, mas cardíacos, responsáveis pela sua morte aos 83 anos neste ano de 2013.


Por Carlos Marinho
Publicado/editado: 04/11/2013