Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Eixos de Opinião março de 2014

                     


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Artigo de março de  2014  

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Novidades tecnológicas

Vivemos no século XXI, numa altura em que o aparecimento de novidades tecnológicas é permanente. Devemo-nos actualizar, assim como as instituições, as leis e mesmo os procedimentos. Se assim não for, poderão ser cometidos erros que serão ridicularizados por muitos anos.

Vejamos então situações concretas. Coloco a questão ao leitor se é de desconfiar de alguém que use um relógio ou uns óculos? E durante a realização de um exame nacional, ou de um exame numa faculdade? Até há uns tempos atrás, não, mas com as recentes novidades tudo é possível. 

Neste momento, entre as empresas mais conhecidas como a Sony e a Samsung, há a possibilidade da aquisição de smartwatches. Estes relógios destacam-se pela comunicação à distância por voz e escrita.




Se pesquisarmos na internet, rapidamente nos deparamos com smartwatches para todos os gostos, alguns deles até têm um aspeto igual a um relógio comum.

Por outro lado, temos os Google Glass.

                                                                                     


O uso destas novas tecnologias poderá trazer benefícios à sociedade, como por exemplo na formação de cirurgiões. Por outro lado, a sua integração poderá levantar problemáticas novas, tais como a possibilidade de fraude em situações de avaliação.

É evidente que a responsabilidade estará sempre do lado de quem recorre a este tipo de tecnologia, mas será suficiente deixar apenas a responsabilidade pelo ato para o estudante ou deverão ser tomadas medidas preventivas de fiscalização? Se sim, que tipo de medidas poderão ser tomadas? Todas estas questões deverão ser debatidas nos próximos tempos.



Publicado/editado: 24/03/2014