(Di)Visões por Miguel Abreu


 


Todos os meses, no dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política, desporto, ensino entre outros assuntos.

 

 Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática 


Título: Bons Exemplos


Um dos privilégios de ser Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática  é o de ter conhecimento e poder acompanhar de perto o trabalho voluntário de enorme qualidade e generosidade que tantos fazem em prol do ensino e da divulgação da Matemática no nosso país.


O primeiro mês desta nova vida do Clube de Matemática da SPM é disso um bom exemplo. Desde o seu incansável coordenador geral, Carlos Marinho, até aos jovens estudantes que escrevem a Prova dos Novos, passando por matemáticos e profissionais do mais variados ramos que nos deliciam com as suas contribuições, todos têm sido de uma dedicação  e disponibilidade notáveis.


Outro bom exemplo é a exposição itinerante “A Matemática de M.C. Escher”, inaugurada no passado dia 18 de Janeiro com uma primeira instalação no Núcleo Central do Taguspark, em Oeiras. Motivada por uma mostra de obras originais de Escher patente na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, até ao próximo dia 13 de Fevereiro, a exposição  explora o conteúdo matemático da obra deste artista holandês do século XX e resulta da excelência do trabalho voluntário  de três matemáticos que há muito colaboram com a SPM: Catarina Santa-Clara, Margarida Matias Pinto e Pedro J. Freitas. A SPM tem uma segunda instalação desta exposição que pode disponibilizar, mediante pedido, a escolas, bibliotecas ou outras entidades que a queiram receber.


Nesta mesma linha de bons exemplos, termino por referir a investigadora Sílvia Barbeiro, que acaba de ser galardoada com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência pelas suas contribuições matemáticas para o avanço da medicina. Professora do Departamento de Matemática da d Universidade de Coimbra, a Sílvia dedica também boa  parte do seu tempo a actividades da SPM, de forma totalmente voluntária e com grande espírito de missão: faz parte da Direcção da sua Delegação Centro e integra a Comissão de Problemas das Olimpíadas Portuguesas de Matemática.


Numa altura em que somos quotidianamente bombardeados com notícias que nos tendem a deprimir, estes bons exemplos devem-nos motivar para trabalhar sempre mais e melhor, pondo toda a nossa capacidade e empenho no que fazemos. Bem hajam!



Publicado/editado: 01/02/2011