Entre Parênteses () - António Machiavelo

Título: Perguntas, perguntas e mais perguntas...


"Para que serve a Matemática?" --- é sem dúvida a pergunta mais arremessada contra quem ensina ou faz matemática. Mas talvez se devesse perguntar primeiro: "O que é a Matemática?". De facto, uma resposta à primeira pergunta tem de pressupor que o interlocutor conhece a resposta à segunda, não? Mas será esta uma suposição válida?


E o que é afinal a Matemática? Esta é a reflexão que proponho ao leitor --- ou será navegador? --- para os próximos meses. Muito dirão que a Matemática é a disciplina que lida com os números. Isto faz tanto sentido como dizer que a Poesia é a arte que lida com as letras do alfabeto... Alguns poderiam acrescentar, aos números, as figuras geométricas, mas isso não seria apenas algo como acrescentar os sinais de pontuação em Poesia?


E já agora, a propósito, para que serve a Poesia? E a Música? Há algumas perguntas deste tipo que eu gosto de colocar aos meus interlocutores quando estes assuntos são abordados. Nomeadamente: Para que serve jogar cartas? Para que servem as telenovelas? E, a minha favorita, para que serve o futebol? Não tenho bem a certeza, mas parece-me que estas são perguntas muito menos feitas do que a correspondente sobre a Matemática... Porque será?


Concentremo-nos um pouco no futebol. Para quem desconheça esta estranha actividade humana, eu diria que consiste em colocar mais ou menos duas dúzias de pessoas dentro de um terreno rectangular a dar uns pontapés numa esfera, e por vezes uns nos outros, com o objectivo de obter algo bastante abstracto conhecido pela designação de "golos". Um "golo" consiste em enfiar a dita esfera dentro de um paralelepípedo aberto de um dos lados e formado essencialmente por uma rede de cordas. À pergunta de para que serve isto, que numa perspectiva objectiva há que aceitar ser uma ocupação um pouco bizarra, muitos me respondem que é um entretenimento e uma simples diversão. Deixando de lado a pergunta que naturalmente estas respostas despoletam --- nomeadamente, "E para que servem os entretenimentos e as diversões?" --- não posso deixar de observar a tensão com que algumas pessoas seguem um relato de futebol, a intensidade e seriedade de algumas discussões sobre o assunto, já para não falar de insultos e agressões entre alguns dos observadores desta muito insólita actividade. Tudo isto deixa absolutamente claro que não se trata apenas de "entretenimento" ou "divertimento". De que se trata então? Deixo esta pergunta ao leitor-navegador destas páginas. Talvez um dia eu regresse aqui a este tema.


É fácil, talvez até demasiado fácil, fazer perguntas... Mais complicado é, certamente, dar respostas. Mas por vezes para encontrar uma boa resposta há que fazer a pergunta certa. E fazer boas perguntas já não é assim tão fácil, pois requer alguma reflexão prévia. E também há que ter o cuidado de pensar exactamente no que se pergunta. Por exemplo, quando alguém questiona para que serve a Matemática, o que é que quer dizer com "servir"? Quererá saber se com ela se podem encher os supermercados de produtos para consumo, com os quais mais tarde se atulhem ainda mais as lixeiras municipais? Quererá saber se têm algum místico desígnio cósmico? Ou "simplesmente" se é útil para a sociedade? Mas o que é "ser útil"?... E será que tudo tem de "servir" para alguma coisa? Aqui deixo a minha primeira e inequívoca resposta: sim, quer queiramos quer não, tudo serve para alguma coisa! Só que nem sempre é fácil descortinar para quê...


Até Março!


Publicado/editado: 05/02/2011