A Vida e Obra de René Descartes por António Machiavelo...

Clube de Matemática SPM - História da Matemática

A Vida e Obra de René Descartes por António Machiavelo...

Clube de Matemática SPM - História da Matemática

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

A Vida e Obra de René Descartes por António Machiavelo...




René Descartes nasceu a 31 de Março de 1596 em La Haye-en-Touraine (agora chamada Descartes!), em Indre-et-Loire, França. Foi educado no colégio jesuíta em La Flèche.   


[As datas em que frequentou o colégio mencionadas nas referências não coincidem...]   


Formou-se em direito pela Universidade de Poitiers, mas nunca exerceu qualquer profissão ligada às leis. Em 1618 foi viver para a Holanda, onde conheceu Isaac Beeckman, com quem estudou física e matemática. Entre 1620 e 1628 viajou extensivamente por toda a Europa, tendo passado algum tempo na Boémia (1620), Hungria (1621), Alemanha e novamente na Holanda (1622). Ficou algum  tempo em Paris em 1623, para daí ir até Itália, onde permaneceu algum tempo em Veneza, tendo depois regressado novamente a França.   


Em 1628 decide fixar-se na Holanda, onde viverá cerca de vinte anos. Aí começa a escrita do seu primeiro grande tratado de Física "La Monde, ou Traité de la Lumière". Este trabalho estava quase terminado quando recebe a notícia da condenação de Galileu a prisão domiciliária. Descartes decide não arriscar o mesmo e não publica esta sua obra, que será apenas publicada postumamente.   


É na Holanda que Descartes escreve as suas obras mais importantes, que incluem o famoso "Discurso do Método", em 1637, publicado juntamente com três ensaios: "Dióptrica", "Os Meteoros" e "A Geometria". Em 1641 publica as "Meditações Metafísicas"; em 1644, os "Princípios de Filosofia"; em 1647, a "Descrição do Corpo Humano"; em 1649, as "Paixões da Alma".


A "Geometria" é a obra matemática mais importante de Descartes, onde este mostra como a álgebra torna possível reconhecer que problemas geométricos aparentemente distintos estão afinal profundamente relacionados, contribuindo ainda com resoluções elegantes de problemas até então de muito difícil resolução.   


Em 1649 a rainha Cristina da Suécia persuadiu Descartes a ir para Estocolmo para lhe dar lições particulares... às 5 da manhã! Enquanto jovem, no colégio em La Flèche, e por razões de saúde, Descartes  tinha permissão para ficar na cama de manhã um pouco mais de tempo, um hábito que manteve até se tornar professor de tão austera aluna. Após apenas alguns meses no clima gélido escandinavo, caminhando todas as madrugadas até ao palácio real sueco, Descartes contraiu pneumonia, de que veio a falecer a 11 de Fevereiro de 1650.   


[Ver, no entanto, http://en.wikipedia.org/wiki/René_Descartes sobre algumas hipóteses e dúvidas sobre a razão da morte]   


Referências:


1) artigo sobre Descartes escrito por J J O'Connor e E F Robertson para o "MacTutor History of Mathematics Archive" mantido pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, e disponível em:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Descartes.html


2) duas entradas na Encilopédia de Filosofia de Stanford sobre Descartes: http://plato.stanford.edu/entries/descartes e http://plato.stanford.edu/entries/descartes-works


3) entrada da Wikipedia, em inglês, sobre Descartes: http://en.wikipedia.org/wiki/René_Descartes   


4) entrada da Wikipedia, em francês, sobre Descartes: http://fr.wikipedia.org/wiki/René_Descartes



N.B.:


1) O "Discurso do Método" está disponível (em francês, mas também em inglês, espanhol e italiano) no endereço 

http://fr.wikisource.org/wiki/Discours_de_la_méthode   


2) "La Géométrie" está disponível em http://www.gutenberg.org/ebooks/26400


Publicado/editado: 30/03/2015