|
"Conversas Paralelas" é a rubrica que nos dará uma visão exterior à matemática, com as ferramentas das Ciências de Educação. Vamos ter certamente uma leitura diferente, onde a arte das palavras vai justificar argumentos num espaço onde os números dominam.
José Matias Alves - Professor Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
|
Somos herdeiros de uma avaliação que é pensada para julgar, para comparar, para medir, para hierarquizar, para controlar, para estratificar, para excluir, para desanimar, para desvincular.
Precisamos de outro paradigma de avaliação. Uma avaliação que nos ajude a ver, a compreender, a reflectir, a ajudar, a apoiar, a aprender e a melhorar.
Uma avaliação ao serviço da aprendizagem. Uma avaliação ao serviço da melhoria dos processos e dos resultados. Uma avaliação que nos permita perceber quando e por que erramos. Quando e por que acertamos. Que nos ensine os caminhos do desenvolvimento, da implicação, da realização pessoal e social.
Uma avaliação confiável e amiga. Uma avaliação que nos emancipe, que nos liberte das nossas mediocridades. Esta seria uma mudança essencial nos nossos horizontes educativos e mesmo sociais.