Conversas Paralelas por José Matias Alves


 


"Conversas Paralelas" é a rubrica que nos dará uma visão exterior à matemática, com as ferramentas das Ciências de Educação. Vamos  ter certamente uma leitura diferente, onde a arte das palavras vai justificar argumentos num espaço onde os números dominam. 


José Matias Alves - Professor Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa


Título: Tempo de cidadania


Maltratados e humilhados, nós, portugueses, precisamos de um alento de alma para praticar a cidadania da exigência e da lucidez, a cidadania da liberdade e da responsabilidade.


Neste tempo crítico, em que Portugal anda nas bocas do mundo pelas más razões, os cidadãos portugueses têm de elevar o patamar do protesto, da denúncia, indignação e da exigência.


Protestar e denunciar as mordomias imorais, aqueles que vivem à custa das desgraças dos outros, os que especulam e roubam os mais fracos. Denunciar a propaganda da mentira, da hipocrisia e da falsidade. Exigir outras acções políticas, outros perfis nos modos de governar e dirigir o país. Um modo mais realista, mais sensível, mais corajoso, mais determinado na promoção do bem público.


E neste campo, a acção das escolas e dos professores é fundamental: dando, justamente, o exemplo de rigor, de honestidade, de exigência, de equidade, de solidariedade. Precisamos destas novas acções. Como do pão para a boca. Se quisermos sair deste labirinto onde todas as esperanças se parecem perder.

Publicado/editado: 18/04/2011