Conversas Paralelas por José Matias Alves

 


 


"Conversas Paralelas" é a rubrica que nos dará uma visão exterior à matemática, com as ferramentas das Ciências de Educação. Vamos  ter certamente uma leitura diferente, onde a arte das palavras vai justificar argumentos num espaço onde os números dominam. 


José Matias Alves - Professor Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa


Título: Tempo de Lucidez e Exigência


Escrevia no anterior artigo a necessidade de um tempo de cidadania. Prolongo-o escrevendo a necessidade de vivermos um tempo de lucidez e exigência.


Termos a capacidade de ver, de discernir, de analisar, de avaliar. De afirmar um pensamento próprio. De ver para além da espuma dos dias. Da retórica dos discursos. De vermos para além da montanha que nos esmaga com a sua sombra.


Precisamos, mais do que nunca, de vermos e exigirmos a verdade. Porque só ela nos mobiliza para uma acção que nos resgate da miséria de ser. De vermos as potencialidades da autonomia e de assumirmos nas suas múltiplas dimensões. De denunciarmos e rejeitarmos todas as mentiras que ultrajam a nossa capacidade de compreender.


Precisamos de um acréscimo de lucidez. De nos despirmos das paixões clubistas e colocarmos o interesse geral acima do interesse particular. De sermos coerentes na nossa acção, onde quer que ela se enuncie e pratique. E exigentes connosco e com os outros.


Portugal pode ser melhor. A melhoria começa com cada um de nós. Sigamos o conselho de Gandhi: sê a mudança que queres ver no mundo. Não vejo outro caminho.

Provavelmente, não haverá outro caminho.



Publicado/editado: 18/05/2011