|
Todos os meses, no
dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos
poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma
opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política,
desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Depois das Provas de Aferição do 1º e 2º ciclos, chega agora o tempo dos Exames Nacionais do Ensino Básico e Secundário. O final do ano lectivo é sempre uma altura de ainda mais trabalho e estudo, para professores e alunos, e requer o maior empenho de todos.
Provas nacionais de aferição/avaliação devem servir vários objectivos:
1) Aferir/avaliar o desempenho de cada aluno, tanto do ponto de vista individual como em comparação com os colegas do mesmo nível escolar espalhados por todo o país, estipulando o que deve ser considerado como nível de exigência adequado.
2) Dar a cada professor uma indicação sobre a adequação do seu nível de exigência quando comparado com o que está presente nestas provas.
3) Dar a cada comunidade educativa uma medida de âmbito nacional para a evolução do desempenho escolar dos seus alunos.
4) Dar ao país um instrumento para avaliar a evolução da qualidade do seu ensino básico e secundário.
5) Os resultados dos exames nacionais do ensino secundário são também usados com peso relevante no concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Não é certamente fácil elaborar provas que, de forma sustentada e fiável, permitam atingir todos estes objectivos (que não são necessariamente exaustivos). Em algumas disciplinas poderá ser mesmo muito difícil.
No entanto, em Matemática isso é certamente possível e a SPM tem trabalhado e lutado para que lá consigamos chegar. Vamos continuar a fazê-lo e saudamos os passos positivos que são dados nesse sentido, como aconteceu com estas últimas provas de aferição. Esperamos poder fazer o mesmo depois destes próximos exames.
Desejos de muito e produtivo trabalho e estudo para todos os professores e alunos neste final de ano lectivo.