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"Conversas Paralelas" é a rubrica que nos dará uma visão exterior à matemática, com as ferramentas das Ciências de Educação. Vamos ter certamente uma leitura diferente, onde a arte das palavras vai justificar argumentos num espaço onde os números dominam.
José Matias Alves - Professor Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
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Num tempo de espera da definição da política educativa, pode fazer sentido inscrever aqui o roteiro para se construir uma escola eficaz.
1. Liderança profissional
Firmeza e determinação
Abordagem participativa
Exercício de autoridade profissional no âmbito do ensino e da aprendizagem
2. Visão e finalidades partilhadas
Unidade de propósitos
Consistência das práticas
Colegialidade e colaboração
3. Um ambiente de aprendizagem
Uma atmosfera ordeira
Um ambiente de trabalho atractivo
4. Concentração no ensino e na aprendizagem
Maximização do tempo de aprendizagem
Ênfase académica
Focalização no sucesso
5. Ensino resoluto
Organização eficiente
Propósitos claros
Aulas estruturadas
Práticas adaptativas
6. Expectativas elevadas
Expectativas elevadas em relação a todos os actores
Comunicação das expectativas
Oferta de desafios intelectuais
7. Reforço positivo
Disciplina clara e justa
Feedback
8. Monitorização do progresso
Monitorização do desempenho dos alunos
Avaliação do desempenho da escola
9. Direitos e responsabilidades dos alunos
Aumento da auto-estima dos alunos
Posições de responsabilidade
Controlo do trabalho
10. Parceria escola-família
Envolvimento parental na aprendizagem dos filhos
11. Uma organização aprendente
Formação de professores baseada na escola
Fonte: Sammons (1999, p. 195), a partir de Lima, Jorge Ávila.