|
Todos os meses, no
dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos
poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma
opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política,
desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Na sequência do que escrevi no (Di)visões de Junho, e terminada a 1ªfase dos Exames Nacionais do Ensino Básico e Secundário, é com satisfação que faço um balanço positivo das provas de Matemática. De facto, é possível constatar que a qualidade e nível de exigência das provas de aferição e principais exames de Matemática é bastante melhor em 2011 do que era em 2008, altura em que entrei para a direcção da SPM.
Esta evolução positiva não foi simultânea nas várias provas:
- o exame de Matemática A (12ºano) teve uma melhoria em 2009 que foi sustentada em 2010, tendo dado mais um passo positivo agora em 2011;
- o exame de Matemática do 3ºciclo (9ºano) teve uma melhoria em 2010 que foi sustentada agora em 2011;
- as provas de aferição de Matemática do 1º e 2º ciclos (4º e 6º anos) tiveram finalmente uma melhoria agora em 2011.
Como o Gabinete do Ensino Básico e Secundário da SPM tem referido nos seus vários pareceres, há que registar e saudar esta evolução positiva, sem deixar de notar que tem de ser continuada. A situação em 2008 era muito deficiente e não está totalmente recuperada. Há ainda muito para melhorar e a SPM continuará a trabalhar para que isso aconteça. Nesse sentido, estaremos como sempre disponíveis para colaborar com as entidades competentes.
Aproveito para desejar as maiores felicidades ao Nuno Crato, novo Ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência, que como todos saberão foi presidente da SPM entre 2004 e 2010.
Este (Di)visões é o último que escrevo neste ano lectivo e aproveito-o também para fazer um balanço destes primeiros 6 meses da nova vida do Clube de Matemática da SPM. Era difícil ter corrido melhor. Os objectivos iniciais foram largamente ultrapassados e o nível de actividade que o Clube conseguiu manter superou em muito a minhas melhores expectativas. Os meus parabéns e um muito obrigado a todos os que contribuíram para este espaço, com um destaque particular para o seu coordenador geral Carlos Marinho. Bem hajam!
Bom Verão e até Setembro.