|
Todos os meses, no
dia 1, Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
escreve as suas "(Di)visões" sobre o mundo que o rodeia. Estes artigos
poderão ter uma componente matemática, mas serão essencialmente uma
opinião sobre os mais variados aspectos da sociedade: ciência, política,
desporto, ensino entre outros assuntos.
Miguel Abreu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
Depois de um período de merecidas férias, o mês de Setembro marca o arranque do ano lectivo. Há que acertar horários, verificar turmas, planificar actividades, adquirir manuais e restante material escolar, etc. Depois começam as aulas.
Este primeiro (Di)visões do ano lectivo é dirigido principalmente aos alunos e tem uma só mensagem: estudem e acompanhem todas as matérias desde o primeiro dia de aulas. Um bom arranque é meio caminho andado para um ano sem grandes sobressaltos, enquanto que um mau arranque é garantia de muitas dificuldades mais à frente.
Esta mensagem é ainda mais importante para os alunos que iniciam este ano um novo ciclo de estudos. O ritmo a que vão ser dadas as matérias vai ser mais exigente do que no ciclo anterior e é fundamental que o apanhem logo ao princípio. Quanto mais avançado é o ciclo de estudos, mais difícil é recuperar de atrasos iniciais no acompanhamento das matérias e estes acabam mesmo por condicionar definitivamente o resultado final do ano lectivo.
Este mês de Setembro marca também o arranque das actividades do Clube de Matemática da SPM em 2011/12. O objectivo é o de sempre: promover mais estudo, trabalho e gosto pela Matemática. A equipa do clube continua a ser coordenada pelo Carlos Marinho e mantém muitos dos seus anteriores colaboradores, contando também com algumas novas aquisições. Estou certo que vai conseguir dar continuidade ao enorme sucesso obtido durante o primeiro semestre de 2011.